Em junho de 2012, foi realizada, no Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A ilustração abaixo chama a atenção para os principais problemas abordados no evento. O Consumo e o descarte dos Recursos do Planeta. Elabore um texto em que você explique as diferenças apresentadas na ilustração, comparando a América do Norte e a América Latina. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para a elaboração dos inventários de Gases de Efeito estufa (GEE), utilizamos a metodologia do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol), que é uma ferramenta utilizada para entender, mensurar, e gerenciar as emissões de Gases de Efeito Estufa. O inventário realizado pela metodologia do GHG Protocol é dividido em escopos:
Escopo um – é coletado um valor médio das Combustões Estacionárias – queima de combustíveis utilizados para gerar energia: gás liquefeito de petróleo, carvão mineral, etc. Combustões móveis – queima de combustíveis por veículos de transporte: carros, motos, aviões, etc. Emissões Fugitivas – emissões de gases por equipamentos de pressão: Extintores de incêndio, ar condicionados. Processos Industriais – emissões resultantes de processos físico ou químicos: calcinação na fabricação do cimento quebra catalítica no processamento petroquímico. Emissões Agrícolas e de Mudança no Uso do Solo – drenagem e preparo do solo, adição de fertilizantes sintéticos, resíduos animais, etc. Resíduos Sólidos – resíduos orgânico, vidro, plástico e metal. Emissões por Tratamento de Efluentes Líquidos – qualquer líquido ou gás gerado nas diversas atividades humanas e que são descartados na natureza.
Escopo dois – é coletado os dados dos gastos de Energia Elétrica e Energia Térmica.
Escopo três – é coletado as emissões que são controladas por outras organizações. Combustões dos Transporte e Distribuição, Resíduos Sólidos e Efluentes gerados nas operações, Viagens e Negócios.
Resposta:
Na ilustração, são apresentados os padrões médios de consumo por região do mundo em comparação aos recursos existentes no planeta. Assim, se todo o mundo consumisse nos mesmos padrões norte-americanos, mais de cinco planetas Terra seriam necessários, o que mostra que a adoção do modelo de consumo norte-americano é insustentável. Os recursos necessários à sustentação de um padrão de consumo elevado como esse são explorados em todo o planeta.
Os países desenvolvidos e industrializados produzem artigos com tecnologias mais avançadas e aplicam estratégias comerciais para renovação rápida desses artigos. A economia se mantém aquecida, mas as consequências ambientais são negativas, seja pela superexploração dos recursos naturais, pela matriz energética adotada (baseada no petróleo), seja pela produção de lixo e pela poluição atmosférica.
Os países latino-americanos são, em geral, industrializados e em desenvolvimento, sendo, ao mesmo tempo, fornecedores de bens primários (commodities) e consumidores dos produtos e das tecnologias dos países industrializados desenvolvidos. Entre todas as regiões apontadas na figura, os níveis de consumo dos países da América Latina seriam relativamente próximos ao que o planeta Terra poderia suportar; contudo, os níveis de consumo nesses países são muito desiguais, havendo áreas de consumo equivalente ao dos países desenvolvidos e áreas de extrema pobreza.
Será valorizada, na correção, a capacidade de o aluno analisar a figura e estabelecer comparações entre as duas regiões solicitadas, bem como a coerência na argumentação e a clareza do texto.