Em junho de 1941, Hitler ordenou a invasão da URSS. Porem, Stalin adotou a tática da terra arrasada. Em que consistia essa tática? Além da tática de guerra , que outras razões contribuíram para vitória da URSS?
Soluções para a tarefa
A Alemanha nazista, governada por Hitler, iniciou em junho de 1941 sua campanha militar contra a União Soviética, por meio da chamada Operação Barbarossa. Como principal estratégia de defesa, os soviéticos utilizaram a tática de terra arrasada, que representava o abandono de posições territoriais e destruição de todo e qualquer recurso que fosse ser deixado para trás e pudesse ser utilizado pelos inimigos. Outra grande dificuldade enfrentada pelos invasores foi o rigoroso inverno soviético.
Operação Barbarossa
Este foi o nome dado à tentativa alemã de invasão à União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial. É, até hoje, a maior operação militar já realizada na história, e classificada por historiadores e estrategistas militares como o pior erro de Hitler, erro este decisivo para os rumos do conflito.
Inicialmente, a ofensiva alemã contra a União Soviética representou a quebra de um pacto de não-agressão firmado entre os dois países em 1939. Estima-se que aproximadamente 3 milhões de soldados foram enviados por Hitler nesta operação.
Até aquele momento, a Alemanha nazista havia obtido significativas vitórias na Europa, como a invasão da França, especialmente por meio de sua filosofia de guerra-relâmpago, conhecida como blitzkrieg.
Assim, crente de que a mesma estratégia seria efetiva para a invasão da União Soviética, Hitler decidiu por romper com o acordo que possuía com os soviéticos e dar início a mais uma ofensiva em seu plano de dominação.
Tática de Terra Arrasada
Esta tática foi utilizada de maneira bastante eficaz pela União Soviética como meio de defesa e baseia-se principalmente nos seguintes pontos:
- Retirada/recuo para posições cada vez mais internas do país;
- Destruição de todo e qualquer material ou recurso, especialmente combustível, alimentos, armas e munição, que não pudesse ser efetivamente transportado durante a retirada, para impedir que fosse aproveitado e utilizado pelo inimigo;
- Destruição da infraestrutura, como pontos e ferrovias;
- Implementação de táticas de guerrilha ao invés de embate tradicional direto, por meio de infantaria mecanizada ou utilização de trincheiras.
A utilização da tática de terra arrasada se provou extremamente efetiva para defesa do território soviético, especialmente pois a população, governada por Stalin, aderiu às determinações de maneira ampla sob a coordenação dos militares do Exército Vermelho.
Vale lembrar que esta tática já havia sido usada antes em diversos momentos históricos, especialmente pelos russos durante a tentativa de invasão das tropas de Napoleão Bonaparte. Portanto, era conhecida do povo soviético e possuía efetividade comprovada.
Inverno Soviético
A invasão alemã por meio da Operação Barbarossa esbarrou em outro grande obstáculo: o rigoroso inverno soviético. Hitler acreditava que conseguiria completar a invasão e conquistar a vitória rapidamente com uso da blitzkrieg, o que já havia feito antes durante a guerra.
Por esta razão, as tropas enviadas na operação não receberam suprimentos suficientes para a longa campanha que se mostraria inevitável, especialmente diante das condições adversas do clima e da falta de recursos passíveis de utilização, dada a implementação da tática de terra arrasada pelos soviéticos.
Assim, muitos soldados alemães sequer chegaram a lutar, tendo perecido devido ao frio extremo para o qual não estavam preparados. Por tais razões, muitos estudiosos denominam o frio intenso enfrentado pelos alemães como "General Inverno".
Aprenda mais sobre a Segunda Guerra Mundial em: https://brainly.com.br/tarefa/6032084