Em junho de 1812, após ter conquistado
grande parte da Europa Ocidental continental
Napoleão parte para a invasão da Rússia com
um dos maiores exércitos da história (La
Grande Armée), composto de cerca de 690 mil
soldados de vários países. Consegue grandes
vitórias. Em setembro, chega a Moscou, toma
a cidade e nada! Os russos haviam evacuado
a cidade e a incendiado. Sentado em Moscou,
esperando a rendição do czar, Napoleão fica
lá um mês perplexo e sem saber como agir.
Aproxima-se o inverno e ele se dá conta da
armadilha em que caiu.
Com base no texto, o investimento francês em
território russo foi marcado pela:
A) afirmação do poderio militar de Bonaparte pela facilitada da conquista da capital russa. Apesar de não ter guerreado o exército napoleônico civil desmotivado e se insurgiu, não acatando a ordem de manter a ocupação quando da chegada de rigoroso inverno.
B) anexação de Moscou ao domínio francês, enquanto a Sibéria e grande parte do território Russo muito mais rico foram mantidos sob o domínio do poder czarista. Impossibilitado de avançar por conta do rigoroso inverno, Napoleão se viu obrigado a partir em retirada.
C) desmoralização de Napoleão, até então tido como grande estrategista militar, e por grave baixa do exército francês, resultante do rigoroso inverno que ocorreu na Rússia. o fracasso na Rússia inaugurou uma série de baixas e, como consequência, o desmoronamento do império napoleônico.
D) apoderação de Moscou, considerada pelos franceses um ponto estratégico para a afirmação do domínio Imperial de Napoleão. Como os russos desocuparam destruíram todas as instalações da capital russa, Napoleão civil impossibilitado de manter a ocupação.
E) ampliação do domínio francês sobre Europa e por garantias de conjunções para afirmação de poder de Napoleão Bonaparte, permitindo, assim, que ele perpetuasse a sua condição de poder ao longo de toda a primeira metade do século.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
A Era Napoleônica foi pautada pelo cumprimento de uma agenda imperialista e dominadora. Pretendendo amplificar os domínios da França, Napoleão Bonaparte determinou a conquista da Rússia e acreditou poder realizar tal feito ocupando Moscou de forma facilitada, mas os desdobramentos que se seguiram impactaram de forma negativa sobre a sua imagem, sobretudo porque, frente à destruição provocada pelos russos, quando da desocupação das cidades, Napoleão se viu obrigado a partir em retirada. Com a chegada de rigoroso inverno, uma baixa considerável em seu contingente de guerra precipitou uma série de críticas, o que acabou culminando no enfraquecimento de seu governo e na sua consequente queda
Resposta:
Resposta certa: C
Explicação:
Minha professora corrigiu em aula com a turma