Pedagogia, perguntado por abracco7176, 5 meses atrás

Em junho, chega ao seu consultório a mãe de um menino de três anos que marcou a consulta por solicitação da escola de Educação Infantil que ele frequenta desde o mês de março. Após a anamnese a mãe pergunta se o que está acontecendo com o filho dela é normal. Você explica que será preciso fazer uma avaliação da linguagem do menino e que para isso serão marcados alguns encontros. Após os encontros necessários para concluir a avaliação, qual será o direcionamento do diagnóstico e do processo de intervenção?

Soluções para a tarefa

Respondido por fadosantos
5

Resposta:padrão de resposta

Explicação:Na devolução da avaliação explicar que o desenvolvimento da linguagem não é isolado do restante do desenvolvimento infantil. Muito pelo contrário, o aprendizado das primeiras palavras e a combinação de palavras para formar frases apresentam grande relação com o desenvolvimento cognitivo.

Até o tipo de brincadeira que a criança costuma fazer tem relação com o desenvolvimento da linguagem. A criança só é capaz de nomear objetos quando já explorou suficientemente sua forma, seu uso, sua função, enfim, várias de suas características.

Enquanto a criança não cria essas representações (simbólicas), ela não consegue aprender o nome do objeto, e também não consegue brincar de forma apropriada. É por essa razão que bebês brincam manipulando os objetos, colocando na boca, jogando e pegando novamente, por exemplo, pois ainda estão na fase de explorar suas características.

Por outro lado, no momento em que a criança já consegue "brincar de faz de conta", representando histórias com começo, meio e fim, ela também já é capaz de narrar histórias com começo, meio e fim. O desenvolvimento da brincadeira e da linguagem, portanto, tem uma forte relação, especialmente nos primeiros anos do desenvolvimento.

A criança de três anos que fala pouco e só realiza atividades motoras, pode ter dificuldade para fazer brincadeiras mais elaboradas. Se este for o caso, há um atraso tanto no desenvolvimento das representações simbólicas quanto na linguagem.

Perguntas interessantes