Em julho de 1789, houve a explosão de movimentos populares em Paris. Artesãos, operários e desempregados
Soluções para a tarefa
Esta é uma questão da prova objetiva para o PISM, orgnizado pela COPESE em 2016. Eis o enunciado:
– Em julho de 1789, houve a explosão de movimentos populares em Paris. Artesãos, operários e desempregados se envolveram fortemente com o processo revolucionário, que ocasionou a tomada da Bastilha, momento simbólico da Revolução Francesa. Os grupos populares que protagonizaram a revolução passaram a ser conhecidos como sans-culottes. Em relação aos sans-culottes, assinale a resposta que CORRESPONDA às suas reivindicações e atitudes.
Estas são as alternativas:
A - Desejavam tomar o poder do rei de forma moderada, mediante as decisões do Primeiro Estado.
B - Defendiam o aprofundamento das reformas políticas e a tomada de poder por parte da aristocracia.
C - Tinham um projeto político bem definido, cuja principal proposta era o alinhamento com grupos contrarrevolucionários.
D - Exigiam melhores condições de vida e participação política dos setores sociais médios e pobres, saqueando armazéns e tomando edifícios governamentais.
E - Defendiam que os preços fossem tabelados e o fim da exploração econômica, sem qualquer proximidade com os camponeses e suas reivindicações.
A alternativa A é falsa, pois os sans-culottes eram pessoas pobres, membros do Terceiro Estado, de modo que não queriam que o clero (Primeiro Estado) recebesse os poderes políticos.
A alternativa B é falsa, pois eram favoráveis à tomada do poder pelo povo, não pela aristocracia.
A alternativa C é falsa, pois eram um grupo revolucionário, não contrarrevolucionário.
A alternativa D é verdadeira, pois os sans-culottes eram grupos armados formados pelas pessoas mais pobres da sociedade, lutando por justiça social e participação política.
A alternativa E é falsa, pois muitos dos sans-culottes eram camponeses, de modo que havia um enorme proximidade entre eles e os camponeses.
Resposta:
meu lek o maluco deu o tcc como resposta valeu ai hehheheheh
Explicação: