Em jogos de alto nível, o mergulho é um dos recursos defensivos utilizado pelos atletas de Voleibol em defesas mais longas que não permitem a defesa em pé. Essa habilidade é mais uma técnica defensiva, utilizada para defender bolas, cujo ângulo de trajetória, muito rasamente, só permite ao atleta defender mergulhando em sua direção. A partir do que foi trabalhado na disciplina sobre o ensino da técnica do mergulho no Voleibol, analise as afirmações abaixo.
CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes Coletivos: Voleibol. Maringá: UniCesumar, 2018.
I. O professor precisa enfatizar que, para a execução do mergulho, após um deslocamento, o jogador deve se apoiar sobre uma perna, a qual precisa estar com o joelho semiflexionado, para então “mergulhar” em direção a bola.
II. Acidentes podem acontecer durante a aprendizagem do mergulho. Por isso, é importante que o professor ensine que, antes de amortecer a queda, logo após tocar a bola, o aprendiz deve estender os joelhos e abaixar o queixo, evitando o choque no solo.
III. O “peixinho” é uma técnica muito semelhante ao mergulho. No entanto, sua diferença está na execução do movimento, pois apresenta um ângulo de queda menos acentuado que no mergulho, o que propicia o deslize do corpo no solo sobre o abdômen e não sobre o peito.
É correto apenas o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:As alternativas I e III estão corretas, apenas. O voleibol é bastante interessante pois é um esporte o qual o Brasil sempre joga à nível de sermos medalhistas em competições mundiais, em decorrência desse fato ,é interessante desenvolvermos escolas que ensinem os fundamentos desse esporte para fomentar mais ainda sua prática.
O desenvolvimento de técnicas simples do esporte deve ser bem fundamentada para que possamos produzir grandes atletas e assim conseguirmos progredir mais ainda no esporte de um modo geral.
Resposta: I e III apenas.
Explicação: Livro Esportes Coletivos: Voleibol (Unicesumar) pagina 148.
• Após um deslocamento, o jogador deve se apoiar sobre uma perna semiflexionada e “mergulhar” em direção à bola.
• Para evitar acidentes, antes de amortecer a queda, logo após tocar a bola, o atleta deve flexionar os joelhos e elevar o queixo, para
que eles não se choquem contra o solo.
Quanto ao “peixinho”, essa é uma técnica que segue os mesmos princípios do mergulho, no entanto é utilizada mais pelas mulheres, pois somente o ângulo de queda é menos acentuado e, assim, o deslize do corpo no solo faz-se sobre o abdômem e não sobre os seios.