Em homenagem aos 108 anos de vida do rei do baião Produza um texto que exalta sua trajetória de vida suas músicas e seus feitos
Soluções para a tarefa
Luiz Gonzaga
Nascimento 13 de dezembro de 1912
– Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor e cantor brasileiro,também conhecido como o Rei do Baião,foi considerado uma das mais completas,importantes e criativas figuras da música popular brasileira
Esse trabalho traz em sua tessitura reflexões referentes à expressividade da música de Luiz Gonzaga no ensino da língua portuguesa. Traçando um panorama dos aspectos expressivos nas músicas de Gonzaga ao falar com sua gente e de sua cultura, com propostas de trabalhos para o aprendizado da língua portuguesa numa abordagem significativa, construtiva e inclusiva, analisando na música os fatores linguísticos e extralinguísticos envolvidos em cada ação discursiva. Respaldado, portanto, pelas reflexões de Paulo Freire ao falar de ensino crítico/reflexivo numa ação dialógica, com autonomia e conhecimento popular. Em trabalhos acadêmicos científicos de diversos autores sobre “Cultura Popular e Educação” e apoiado também na análise fundamentada pelo convívio com alunos e as professoras de língua portuguesa ao considerar o conhecimento que o aluno traz das relações familiares e do meio político, social e cultural em que vive. Relacionando e adequando esse trabalho com a música de Gonzaga a outros textos, músicas, autores, escritores, artistas, cantores e poetas.
Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou para todo o país a cultura musical do nordeste, como o baião, o xaxado, o xote e o forró pé de serra. Suas composições também descreviam a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino.
Admirado pelos mais diversos artistas, Luiz Gonzaga ganhou notoriedade com as antológicas canções Asa Branca (1947), Seridó (1949), Juazeiro (1948), Forró de Mané Vito (1950) e Baião de Dois (1950).