Em HDs magnéticos para desktop e notebooks é comum encontrarmos no comércio, modelos de 5400RPM e 7200RPM, onde a sigla RPM significa rotação por minuto. Na situação representada pela imagem, temos a cabeça magnética de um HD que pretende acessar um bloco de dados armazenado no setor 2357, para isso ele terá que fazer o percurso de um arco que equivale a 1/4 (um quarto) de sua circunferência. Sabendo que a distância do eixo de alumínio (centro do disco) até o setor 2357 é de 10 mm, considerando π = 3 e usando uma calculadora, responda: a) Qual o tempo (em segundos) que o setor 2357 leva para alcançar a cabeça magnética em um HD de 7200RPM na situação acima (aproxime a resposta em 7 casas após a vírgula)? b) Qual o tempo (em segundos) que o setor 2357 leva para alcançar a cabeça magnética em um HD de 5200RPM na situação acima (aproxime a resposta em 7 casas após a vírgula)? c) Qual a vantagem de tempo que um HD de 7200RPM tem sobre um HD de 5200 RPM na situação acima?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os chamados discos rígidos (HDs) representam uma importante alternativa no que se refere ao armazenamento de dados. Existem atualmente no mercado diversas opções desse tipo de dispositivo que variam de acordo com sua capacidade de armazenamento, velocidade, tecnologia e tipo de conexão. A respeito desses fatores, analise as afirmativas abaixo.
I. Os discos do tipo SSD são mais rápidos e representam uma tecnologia mais nova se comparados aos HDs tradicionais, cujo funcionamento se baseia em discos e um braço mecânico de leitura.
II. Os discos rígidos tradicionais têm sua velocidade de leitura relacionada à velocidade de rotação de seus discos. As principais velocidades de rotação encontradas atualmente para estes produtos são as de 5400 rpm e 7200 rpm.
III. É possível instalarmos um SSD em interfaces M2. Dispositivos SSD compatíveis com este tipo de interface são bem menores quando comparados aos dispositivos SSD não compatíveis com este tipo de interface.