Em grandes cidades, é comum a formação das chamadas ilhas de calor. Identifique algumas das características de concentrações urbanas que facilitam a ocorrência desse fenômeno.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Poluição
As ilhas de calor são um fenômeno que ocorre nas áreas urbanas que experimentam temperaturas mais altas do que as áreas circundantes devido à atividade humana.
Ilhas de calor
As ilhas de calor são um fenômeno que ocorre nas áreas urbanas que experimentam temperaturas mais altas do que as áreas circundantes devido à atividade humana. A principal causa é o acúmulo de estruturas, como prédios, calçadas ou asfalto, que absorvem mais calor e o liberam mais lentamente, ao contrário de paisagens naturais como florestas, rios ou lagos. Soma-se a isso o calor e a poluição gerados pelo tráfego e pela indústria. Tudo isso agrava as consequências das mudanças climáticas nas cidades e diminui a qualidade de vida de seus habitantes.
São várias as causas que contribuem para gerar ilhas de calor urbanas e elevar a temperatura nas cidades. Dentre eles, podemos destacar:
- Superfícies escuras com alta condutividade térmica, como o asfalto, fazem com que as cidades absorvam maior quantidade de radiação solar do que uma área rural durante o dia.
- A escassez de vegetação e áreas verdes nas cidades, como os parques urbanos, faz com que não haja queda de temperatura devido à evaporação da água das plantas.
- Os grandes prédios, tanto de escritórios quanto privados, que povoam as cidades absorvem o calor e bloqueiam a passagem do vento, impedindo que as cidades sejam resfriadas pelas correntes.
- A poluição do ar, causada por fábricas, carros ou condicionadores de ar, entre outros, retém a radiação solar impedindo que o calor se dissipe, o que, por sua vez, aumenta a temperatura do ar.
Se você quiser ler mais sobre a ilha de calor, pode ver este link:
https://brainly.com.br/tarefa/24881316
#SPJ2