Em geral, a mineração provoca um conjunto de efeitos não desejados, que geram conflitos com a comunidade. Bittar (1997) denomina a estes efeitos indesejados de externalidades. Ainda segundo o autor as externalidades têm origem quando da implantação do empreendimento, pois o empreendedor não se informa sobre as expectativas, anseios e preocupações da comunidade que vive nas proximidades daempresa de mineração.(...) Embora a atividade de mineração seja fonte de vários impactos ambientais, é incontestavelmente necessária para o desenvolvimento do país em seus mais diversos setores produtivos e na consolidação do espaço urbano, fornecendo matérias-primas para a construção de moradias, obras de saneamento básico, sistemas viários, os quais são extremamente necessários para o desenvolvimento urbanístico. (VASCONCELOS, S.C.S. et al. Impactos ambientais decorrentes de mineração no entorno de zonas urbanas. In:Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVII, n. 121, 2014. Disponível em: . Acesso em 23 jul 2015).
Sobre a recuperação de áreas degradadas pela mineração, analise as afirmativas abaixo, e depois responda.
I. Por ser considerado um serviço de utilidade pública, além de gerar muita riqueza aos cofres públicos, não é obrigatório, por parte das mineradoras, a recuperação das áreas degradadas, que é feita, em contrapartida, pelo governo.
II.Existem no Brasil alguns parques recreativos que são o resultado de projetos de recuperação (reabilitação) de antigas áreas de mineração, como por exemplo, o Parque Ibirapuera na cidade de São Paulo que era uma antiga cava.
III.A interação da comunidade na definição de uso futuro do solo ocorre pela audiência pública, decorrente do EIA/RIMA, parte da exigência para o licenciamento de empreendimentos mineiros.
IV.As áreas que sofreram grandes danos provocados pela mineração, podem, em geral, se recuperar, rápido e naturalmente, sem necessidade de intervenção externa. O problema é mesmo relativo a aparência da área, que desagrada à população vizinha aos empreendimentos.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
Alternativas:
a)
I e II.
b)
I e III.
c)
II e III.
d)
II e IV.
5)
Diversão são as razões para que todo proprietário rural, seja ele agricultor, pecuarista, ou fruticultor, promova a adequação ambiental de seu imóvel, podendo ser destacada a melhoria na qualidade e quantidade de água. Analise as assertivas abaixo acerca da adequação ambiental, marcando Verdadeiro (V) ou Falso (F).
I. Uma propriedade adequada ambientalmente é aquela que cumpre a legislação ambiental e ao mesmo tempo tem alta produtividade agropecuária e ótima qualidade de vida. ( )
II. Num programa de Adequação ambiental, todas as situações legais e ambientais das propriedades são identificadas por intermédio de um zoneamento, utilizando-se apenas imagens aéreas. ( )
III. As matas ciliares, se existirem, devem ser reabilitadas para fins de recreação ou produção, considerando que estes locais marginais aos rios, geralmente, exibem grande beleza cênica e possuem um relevo plano, adequados ao cultivo. ( )
IV. As áreas prioritárias para recuperação são as áreas de preservação permanente, reserva legal e áreas desnudas com processos erosivos avançados. ( )
A sequência correta é:
Alternativas:
a)
V – V – V- F.
b)
V – F – F – V.
c)
V - V – F – V.
d)
F – V – F – V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
1 é C
2 eu estou com duvidas marquei a C e deu erro por isso peço a ajuda de quem sabe, estou com duvida se é a alternativa B ou D!
2 eu estou com duvidas marquei a C e deu erro por isso peço a ajuda de quem sabe, estou com duvida se é a alternativa B ou D!
Perguntas interessantes