Biologia, perguntado por alinedlisb, 1 ano atrás

Em gatos, o alelo manx (M L) em homozigose é letal, impedindo que o embrião complete seu desenvolvimento.Quando apenas um gene M L está presente, o gato não desenvolve cauda.Suponha que uma fêmea M L/M (portado sem cauda) tenha sido cruzada com um macho normal.Qual a probabilidade de se encontrar, entre os filhotes nascidos vivos, uma fêmea sem cauda?

Soluções para a tarefa

Respondido por biamorais
63
Bom dia.

  Bem, já que em homozigose o gene é letal, e em heterozigose provoca malformação que culmina em perda da cauda, então o gato normal deve ser MM.

  Então, a seguir está o cruzamento da questão:

                                     Fêmea    x        Macho
                                     ML/M                  M/M
  
    F1:                     ML/M x ML/M x M/M x M/M
                                   ML/M      x     M/M
                                   (50%)             (50%)

   
Então, sabemos que em um cruzamento, a probabilidade de nascerem fêmeas é de 50%. Então, temos só que multiplicar as duas probabilidades para achar a final:

  P1 =  \frac{1}{2}  ×  \frac{1}{2}
  P1 =  \frac{1}{4} = 25%

  
Espero ter ajudado^^

hataliaduartefpaw7uk: Entendi tudo, exceto a parte que você multiplicou as probabilidades. Poderia me explicar? Estou bem perdida nesse assunto KK obg desde já!
biamorais: Eu multipliquei porque são duas probabilidades. A depender se devem acontecer juntas ou não, multiplicamos ou somamos. Como foi pedido uma fêmea sem cauda, tem que ver a probabilidade de ela ser fêmea E não ter cauda, nesses casos se multiplica. Se fosse ser fêmea OU ter cauda, seria uma soma.
Perguntas interessantes