Em galináceos, há um alelo que condiciona o fenótipo conhecido pelos criadores como frizzly (ou “penas arrepiadas”). A anomalia que ele determina é uma deformidade das penas, que são fracas e oferecem pouca proteção térmica. As aves afetadas apresentam, ainda, pouca produtividade de ovos e carne, aumento dos órgãos digestivos, alterações hormonais e dos rins. Como se denomina este padrão de herança, em que um só alelo causa múltiplos manifestações fenotípicas? Cite um exemplo na espécie humana.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na verdade, monogenia é: condição de uma característica cuja expressão ou intensidade é determinada pela ação de um único gene. Não tem nada haver com múltiplas características. A resposta correta é pleiotropia.
Pleiotropia em Humanos
Um exemplo de gene pleiotrópico em humano é o que causa a Síndrome de Marfan.
Os portadores do alelo dominante que ocasiona a síndrome apresentam aracnodactilia, dedos longos, finos e curvos. Além de anomalias ósseas e problemas nos olhos, coração e pulmões.
Outro exemplo é a fenilcetonúria. Nesse caso, ocorre uma mutação no gene que codifica a enzima fenilalanina hidroxilase, responsável por degradar o aminoácido fenilalanina.
Os acometidos com fenilcetonúria apresentam incapacidade mental, redução de pelos e na pigmentação da pele, convulsões e movimentos incontroláveis nas pernas e braços.
- Esse padrão é denominado de pleiotropia que refere-se a um processo no qual apenas um único gene tem o poder de controlar diversas características do fenótipo.
- Um exemplo na espécie humana que pode ser citado é a ocorrência da Síndrome de Marfan, que é responsável pela causa de deformidades ósseas, deformidades nos olhos e afecções pulmonares e cardíacas.
Pode-se citar também a fenilcetonúria, que provoca uma alteração anatômica dos glóbulos vermelhos do sangue.
Espero ter ajudado!