História, perguntado por melode80, 10 meses atrás

Em função do esgotamento de ouro em Minas e da consequente diminuição de arrecadação de impostos pela metrópole, Portugal e ameaçou proclamada um que consistia na cobrança de impostos de cada indivíduo para completar a quantia que deveria ser paga ao governo português durante aquele ano Portugal acreditava que a diminuição dos impostos eram fruto do contrabando do ouro e não do esgotamento das minas. Assim, em 1788 a coroa decretou a derrama que foi um dos motivos para a eclosão da Inconfidência Mineira

Com base em seus conhecimentos e analisando a imagem e responda ás questões:
a) O que a imagem satiriza?

b) Como é representada a questão da derrama na imagem?

c) A inconfidência foi um movimento organizado pela elite mineira. De que maneira a charge confirma essa ideia?

''GENTE DE VERDADE ESTOU COM MUITA DUVIDA NESSAS AI ☝️, POR FAVOR DE VERDADE ME AJUDEM O MAIS RAPIDO POSSIVEL! POR FAVOR!''.​


ferrado01: vc nao postou a imagem

Soluções para a tarefa

Respondido por gabriellellobbo
187

Resposta:

A) No Brasil Colônia havia a cobrança de um imposto chamado de quinto. A derrama correspondia a cobrança forçada dos quintos atrasados. A elite não queria mais impostos.

B) Que os portugueses estava fazendo uma passeata informando sobre a derrama com os homens.

C) A inconfidência foi organizada pela elite mineira com a associação da crítica a derrama (" se veio de Portugalnão pode ser coisa boa") com personagens que se vestem como fidalgos ( pessoas "nobres " da "boa sociedade " colonial) revelando a oposição destas pessoas a prática..

Explicação:

não sei se está totalmente certo, mas espero ter ajudado:)


Dudasilva011: obg obg obg♡
juliabeatriaz200: muito obrigado ❤️
amandasuely07: Eu acho q ele trocou,a resposta da B parece ser da Á
Usuário anônimo: Acho que ela trocou
marcosriansoaresferr: Obg
Respondido por felipegamer53765
35

Resposta:

A imagem satiriza o modo como as medidas políticas são anunciadas em nossa época, usando para isto uma "reimaginação" do nosso passado, imaginando como seria, por exemplo, o anúncio da derrama nos dias atuais.

A charge confirma a ideia de que a Inconfidência foi organizada pela elite mineira com a associação da crítica a derrama ("se vem de Portugal não pode ser boa coisa") com personagens que se vestem como fidalgos (pessoas "nobres", da "boa sociedade" colonial), revelando a oposição destas pessoas a prática.

Explicação:

Não sei a segunda mas espero ter ajudado =D

Perguntas interessantes