Em função das diversas propriedades do ionômero de vidro importantes à clínica odontopediátrica e das várias formulações clínicas que conferem versatilidade ao material, sua aplicabilidade pode ser considerada em diferentes situações clínicas, otimizando seu uso pelos profissionais e permitindo que os pacientes se aproveitem de suas propriedades para as restaurações que devem ser realizadas. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir: I) As restaurações provisórias são utilizadas quando o paciente está recebendo adequação do meio bucal, durante a fase inicial do tratamento odontológico para propiciar uma redução da contaminação e dar tempo para o paciente se adequar a técnica de higienização; entretanto não podem ser utilizadas quando o paciente apresenta relato de dor; quando se deseja prevenir a exposição do tecido pulpar; ou, quando não é viável realizar a restauração definitiva na mesma sessão. II) Quando o paciente apresenta lesão de cárie extensa em dentina e o cirurgião-dentista opta por remover a dentina infectada, desorganizada utilizando curetas e evita a utilização de brocas afim de não levar à exposição pulpar, é possível realizar uma restauração com materiais que possuam atividade antibacteriana, que permitam a remineralização da dentina apenas afetada e que permitam um bom selamento marginal. III) Nos casos em que o paciente apresenta sensibilidade dolorosa é importante o correto diagnóstico do tipo de dor, escolha de um material que apresente propriedade sedativa, antimicrobiana e selamento marginal para impedir o trânsito de metabólitos em direção à polpa, através dos túbulos e canalículos dentinários. IV) Nos casos em que a dentina remanescente dentro do preparo cavitário está desmineralizada pela lesão de cárie e necessita ser remineralizada, o material a ser indicado precisa ter comportamento semelhante à dentina artificial, que tenha atividades bacteriostática e bactericida, como os cimentos de ionômero de vidro que neste caso são indicados para a confecção da restauração provisóri
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Sobre a restauração dentária, estão corretas as afirmativas II, III e IV.
- I está incorreta porque a restauração provisória é recomendada "quando o paciente apresenta relato de dor; quando se deseja prevenir a exposição do tecido pulpar; ou, quando não é viável realizar a restauração definitiva na mesma sessã.".
Restauração Provisória
As restaurações provisórias são uma das etapas obrigatórias para uma restauração indireta, principalmente na região anterior, quando o paciente necessita de alguma restauração provisória devido à estética e função.
Existem diferentes maneiras de fazer a restauração provisória. As resinas bis-acrílicas são uma das formas mais fáceis de fabricar. Diferentes vantagens como fácil manuseio, rápido ajuste, reparo, polimento e estética fazem deste material um dos mais populares para esta finalidade atualmente.
Mais sobre restauração dentária em:
https://brainly.com.br/tarefa/53869221
#SPJ4
Perguntas interessantes