Em física. (30pnts+10 pra resposta completa)
1. Explicar os diferentes tipos de forças: (10 linhas cada)
Força Peso
Força Normal
Força de Tração
Força Elástica
Força de Atrito
Soluções para a tarefa
Força Peso,
e podemos expressá-la como:
ou em módulo:
O Peso de um corpo é a força com que a Terra o atrai, podendo ser váriável, quando a gravidade variar, ou seja, quando não estamos nas proximidades da Terra.
A massa de um corpo, por sua vez, é constante, ou seja, não varia.
Existe uma unidade muito utilizada pela indústria, principalmente quando tratamos de força peso, que é o kilograma-força, que por definição é:
1kgf é o peso de um corpo de massa 1kg submetido a aceleração da gravidade de 9,8m/s².
força normal
Quando um objeto qualquer é colocado sobre uma superfície, esta exerce uma força sobre o objeto contrária ao peso para que esse objeto permaneça em equilíbrio. Essa força é chamada de força normal (FN) e possui a mesma direção de atuação do peso, mas seu sentido é oposto.
A força normal sempre é perpendicular à superfície sobre a qual o corpo está depositado. Em Geometria, a palavra normal é um sinônimo para perpendicular.
força de traçao:
Quando puxamos um objeto por meio de uma corda, estamos, na verdade, transmitindo força ao longo dessa corda até a extremidade oposta. Podemos dizer que cada pedaço dessa corda sofre uma tração, que pode ser representada por um par de forças iguais e contrárias que atuam no sentido do alongar da corda. Denominamos de tração na corda o módulo dessas forças que formam um par.
Podemos medir a tração em qualquer ponto de uma corda por meio de um dinamômetro. O dinamômetro é um aparelho utilizado para medir força.
Para um objeto que se encontra em equilíbrio, suspenso por uma corda, a tração é igual ao próprio peso do corpo
força elastica:
A força elástica (Fel) é a força exercida sobre um corpo que possui elasticidade, por exemplo, uma mola, borracha ou elástico.
Essa força determina, portanto, a deformação desse corpo quando ele se estica ou se comprime. Isso dependerá da direção da força aplicada.
Como exemplo, vamos pensar numa mola presa num suporte. Se não houver uma força atuante sobre ela, dizemos que ela está em repouso. Por sua vez, quando esticamos essa mola, ela criará uma força em sentido contrário.
força de atrito:
Considere um corpo apoiado sobre uma superfície horizontal e rígida. Se o corpo receber a ação de uma força f, devido às rugosidades surge a força de atrito.
As forças de atrito são contrarias ao movimento. Existem dois tipos de atrito estático e cinético. Quando existe força atuando em um corpo mas ele não se move, o atrito é denominado estático, quando existe força atuando num corpoAtrito, em física, é a força de contato que atua sempre que dois corpos entram em choque e há tendência ao movimento. É gerada pela aspericidade dos corpos. A força de atrito é sempre paralela às superfícies em interação e geralmente contrária ao movimento relativo entre elas. e ele se move, o atrito é denominado cinético.
ESPERO DER AJUDADO...
Resposta:
Força Peso: Quando falamos em movimento vertical, introduzimos um conceito de aceleração da gravidade, que sempre atua no sentido a aproximar os corpos em relação à superficie.
Relacionando com a 2ª Lei de Newton, se um corpo de massa m, sofre a aceleração da gravidade, quando aplicada a ele o principio fundamental da dinâmica.
Força Normal: Em física, força normal é a força entre duas superfícies em contato. Essa força é perpendicular à superfície, e por isso o nome "Força normal". Erroneamente, pensa-se que a força normal é uma força de reação à força Peso devido a 3° Lei de Newton. Forças apenas constituem um par ação e reação se tem origem, se são aplicadas, em corpos distintos.
Força de Tração: força aplicada sobre um corpo numa direção perpendicular à sua superfície de corte e num sentido tal que, possivelmente, provoque a sua ruptura.
Uma peça estará sendo tracionada quando a força axial aplicada estiver atuando com o sentido dirigido para o seu exterior. A tração faz com que a peça se alongue no sentido da força e fique mais fina, com menor seção transversal, pois seu volume deve manter-se constante.
Força Elástica: A força elástica (Fel) é a força exercida sobre um corpo que possui elasticidade, por exemplo, uma mola, borracha ou elástico.
Essa força determina, portanto, a deformação desse corpo quando ele se estica ou se comprime. Isso dependerá da direção da força aplicada.
Como exemplo, vamos pensar numa mola presa num suporte. Se não houver uma força atuante sobre ela, dizemos que ela está em repouso.
Força de Atrito: As forças de atrito são contrarias ao movimento. Existem dois tipos de atrito estático e cinético. Quando existe força atuando em um corpo mas ele não se move, o atrito é denominado estático, quando existe força atuando num corpo e ele se move, o atrito é denominado cinético.
Se o corpo é puxado, porém não consegue escorregar na superfície, significa que ele recebeu a ação de uma força de atrito que impede seu movimento.