História, perguntado por lenivaldamorais, 8 meses atrás

Em fins do século XIX e início do século XX, teóricos como Sílvio Romero, Nina Rodrigues e Euclides da Cunha, estudaram a sociedade brasileira e construíram um discurso que possibilitou o surgimento de teorias raciais científicas que desvalorizavam/inferiorizavam negros e mestiços. Qual foi a forma de pensamento existente que fundamentou tais teorias. (R

Soluções para a tarefa

Respondido por bkzinnexe
19

R:todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica, sendo capazes de construir uma nação democrática. ( BORGES, 2010). O presente texto foi dividido em cinco: na primeira, é tratada a Lei 10.639, de 2003, que trata da obrigatoriedade da inclusão de História e Cultura afro-brasileira e africana nos currículos da educação básica como um momento histórico – são apresentados alguns aspectos teóricos que discutem esta inclusão; na segunda os livros didáticos e paradidáticos: como um ponto de apoio; depois a Lei 11.645, de 2008, que amplia a Lei anterior, destacando a necessidade de apresentar também a história e a cultura indígena; em seguida a proposta de implementação das Leis de forma interdisciplinar; e, finalmente, será apresentada a proposta de ensino multicultural na LDB e PCNs

Explicação:foi mal e q ta meio  pq tive q escreve tudo em 5 minutos


bkzinnexe: espero ter ajudado
Respondido por EduardoPLopes
8

As teorias do "Racismo Científico" tinha por "fundamento" as ideias do Darwinismo Social, tendo sido o Darwinismo Social uma pseudociência que buscava aplicar para o universo da Ciência Política as conclusões que Darwin havia feito sobre a vida biológica.

Esta aplicação não fazia sentido, já que era transplantar para outra realidade, sem ligação com a primeira, observações que não mais faziam sentido. Os Darwinistas Sociais acreditavam no princípio de que as sociedades também "evoluiriam", assim como os organismos vivos, e que haveria algumas "mais evoluídas" que outras.

Isto servia para justificar, ideologicamente, os interesses políticos e econômicos europeus na África e na Ásia no contexto do Neocolonialismo.

Mais sobre o tema em;

https://brainly.com.br/tarefa/31414231

Anexos:
Perguntas interessantes