Em filosofia política, o contratualismo visa à construção de uma “teoria racional sobre a origem e o fundamento do Estado e da sociedade política”. O modelo contratualista é “[...] construído com base na grande dicotomia ‘estado (ou sociedade) de natureza / estado (ou sociedade) civil’” (BOBBIO, 1987), sendo que a passagem do estado de natureza para o estado civil ocorre mediante o contrato social.
Considerando o texto acima e as diferentes teorias contratualistas, é incorreto afirmar que:
a) para o contratualismo, a sociedade política, em contraposição a qualquer forma de sociedade natural, encontra seu princípio de fundamentação e legitimação no consenso dos indivíduos participantes de um pacto ou contrato social.
b) diferentemente de Locke, que concebe o estado de natureza como um ?estado de relativa paz, concórdia e harmonia?, para Hobbes, o estado de natureza é um estado de guerra generalizada, de todos contra todos, de insegurança e violência.
c) O ponto de partida das teorias contratualistas são os conceitos de direito político, soberania e autoridade política.
d) O conceito de estado de natureza ou de condição natural tem a função de explicar a situação pré-social na qual os indivíduos existem isoladamente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Resposta C
Explicação:
As teorias do contratualismo surgem da necessidade de explicar o fato dos seres vivos terem ser organizar em torno das sociedades rígidas criadas as leis do estado.
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
História,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás