Em estudos realizados numa área de proteção ambiental, biólogos constataram que o número N de indivíduos decerta espécie primata está crescendo em função do tempo t (dado em anos), segundo a expressão Supondo que o instante t = 0 corresponda ao início desse estudo e que essa expressão continue sendo válida com opassar dos anos, considere as seguintes afirmativas:1. O número de primatas dessa espécie presentes na reserva no início do estudo era de 75 indivíduos.2. Vinte anos após o início desse estudo, o número de primatas dessa espécie será superior a 110 indivíduos.3. A população dessa espécie nunca ultrapassará 120 indivíduos.Assinale a alternativa correta.a-) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.b-) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.c-) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.d-) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.e-) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Resposta: C
Explicação passo-a-passo:
Para calcular o número de primatas no início do estudo (instante inicial), substituímos na expressão o t por 0 e obtemos o valor 75 primatas, logo a afirmação 1 é verdadeira.
Para calcular o número de primatas 20 anos após o início do estudo, substituímos na expressão o t por 20 e obtemos o valor aproximado 104 primatas, logo a afirmação é falsa.
Para saber qual o número de primatas existentes com o decorrer do tempo, estudamos o limite de N(t) quando t tende para +∞
e verificamos q esse valor é 120, logo a afirmação 3 é verdadeira.
C-) é a opção correta
Verificamos que apenas as afirmativas 1 e 3 estão corretas (letra c) pelo uso de propriedades de potencia.
Afirmativa 1 (verdadeira) Para calcular o número de primatas no início, calculamos o valor de .
Para t=0 teremos (pois qualquer número elevado a zero vale 1)
Portanto, teremos
primatas.
Afirmativa 2 (falsa). Após 20 anos, teremos t=20 na equação. Portanto teremos o seguinte número de primatas:
Efetuando as simplificações:
Chegamos ao resultado:
Portanto serão cerca de 104 primatas
Afirmativa 3 (verdadeira). Para estudar o limite máximo do número de primatas, precisamos observar para valores de tempo muito grande. Para isso adotamos o limite
Ou seja, vamos tomar um tempo "infinito".
Substituindo este tempo infinito na equação, teremos
Repare que diminui para valores maiores de t por que é equivalente a escrever
Portanto, para teremos
E por isso a equação reduz para