Em esfregaços diretos de amostras clínicas corados pelo método de Gram, os estafilococos aparecem como cocos Gram positivos ou gram-variáveis, cujo diâmetro varia de 0,5 a cerca de 1,5 um. Esses microrganismos podem estar isolados ou aos pares, em cadeias curtas ou em grupos, tanto no interior quanto no exterior das células polimorfonucleares (PMN). Nesses esfregaços, os pares e as cadeias curtas de microrganismos não podem ser diferenciados dos estreptococos ou micrococos, embora muitas vezes os estreptococos frequentemente apareçam como cadeias de diplococos, em lugar de cadeias de células individuais. Se o aspecto na coloração de gram for mais típico, pode-se fazer um relato de "cocos gram-positivos semelhantes a Staphylococcus", seguido de confirmação em cultura." (KONEMAN, 2012). Sobre características geral de Staphylococcus e seu diagnóstico, marque a alternativa incorreta:
(5 Pontos)
No teste da coagulase, o meio recomendado para ambos os procedimentos, em lâmina e em tubo, consiste em plasma de carneiro plasma humano com EDTA
As cepas de algumas colônias de Staphylococcus exibem uma considerável variação no tamanho das colônias na mesma placa de cultura, dando aparência de uma cultura mista.
É importante distinguir isolados de S. aureus de outras espécies estafilocócicas, como estafilococos coagulase-negativos (CoNS); contando com vários testes para essa diferenciação. Embora alguns desses testes possam ser utilizados de maneira intercambiável nas circunstâncias apropriadas, microbiologistas e profissionais da saúde devem tomar ciência dos benefícios e limitações relativas de cada um, para que possam extrair as conclusões apropriadas.
Em condições ideais, o teste da catalase deve ser efetuado a partir de um meio de cultura que não contenha sangue, visto que os próprios eritrócitos podem produzir uma reação de catalase fracamente positiva. Entretanto, como a maioria dos laboratórios clínicos isola estafilococos em meios não seletivos ou seletivos contendo sangue, deve se ter o cuidado de colher apenas a parte superior das colônias para efetuar o teste, evitando assim a colheita de sangue e possíveis reações falso-positivas.
Na prova da fermentação do manitol, a alta concentração de sais inibe o crescimento de outros microorganismos e isola seletivamente os estafilococos. S. aureus pode ser detectado pela presença de uma zona amarela ao redor das colônias isoladas, indicando a produção de ácido a partir do manitol
Soluções para a tarefa
Alternativa única alternativa incorreta é: A) No teste da coagulase, o meio recomendado para ambos os procedimentos, em lâmina e em tubo, consiste em plasma de carneiro plasma humano com EDTA.
A coagulase é uma proteína usada no laboratório para distinguir entre diferentes tipos de Staphylococcus.
Os estafilococos são microorganismos aeróbios grampositivos. O mais patogeno é o Staphylococcus aureus, que típicamente gera infeções da pele e as vezes pneumonía.
En geral é associado com a formação de abscessos. Algumas cepas elaboram toxinas que causam gastroenterite, síndrome da pele escaldada e o síndrome do shock tóxico. O diagnóstico é realizado com a tinçã de Gram e cultivo.
O teste em tubo detecta coagulase livre usa uma suspensão bacteriana junto ao plasma de coelho diluído. Enquanto que, o teste da lâmina detecta coagulase ligada à célula, pela suspensão de bactérias misturadas com plasma sobre uma lâmina.