Biologia, perguntado por simone30061986, 4 meses atrás

em ervilhas o gene que condiciona a cor amarela das sementes é dominante sobre o que dá cor verde. Observando o quadro abaixo determine, quando possível, o genótipo dos progenitores.​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por DuuudsLD
5

Analisando os resultados dos cruzamentos realizados, e tendo conhecimento básicos sobre algumas coisas da genética, chegamos na conclusão que o genótipo dos parentais são respectivamente : AA x AA ou AA x Aa, Aa x Aa, Aa x aa e aa x aa.

  • Mas como saber disso ?

É bastante simples, na área da genética existem características chamadas de dominantes e outras chamadas de recessivas. As características dominantes surgem a partir da existência de um alelo chamado de dominante no genótipo do indivíduo (representado pela letra maiúscula), enquanto que as características recessivas são expressas a partir da presença do alelo recessivo (representado pela letra minúscula).

Uma pessoa que possui uma característica dominante, pode possuir 2 genótipos, a saber :

  1. Homozigoto dominante (AA)
  2. Heterozigoto (Aa)

Enquanto que uma pessoa que possui uma característica rececessiva, vai possuir apenas 1 genótipo, que é o homozigoto recessivo (aa).

Sabendo disso, vamos resolver a questão.

Perceba que no primeiro cruzamento, é impossível definir o genótipo dos parentais, isso porque basta que uma ervilha possua apenas o alelo dominante, e que gere uma prole 100% amarela, podem existir duas possibilidades, os parentais podem ser homozigotos dominantes (AA) ou pode ser um homozigoto dominante (AA) e outro heterozigoto (Aa), vamos comprovar isso com os cruzamentos.

  • Cruzamento entre 2 homozigotos dominantes :

             A         A

A           AA       AA

A           AA       AA

Perceba que todos os descendentes desse cruzamento são amarelos.

  • Cruzamento entre um homozigoto dominante e outro heterozigoto :

     A       a

A   AA   Aa

A   AA   Aa

Perceba que desse cruzamento, também todos são amarelos, portanto, em um cruzamento onde existem dois dominantes, gerando descendentes 100% com características dominantes, não há como definir, apenas com essas informações, o genótipo do casal progenitor.

No segundo cruzamento, entretanto, nós sabemos que o cruzamento ocorreu entre duas ervilhas heterozigotas (Aa), e vamos comprovar com um cruzamento apenas.

  • Cruzamento entre heterozigotos :

          A          a

A        AA       Aa

a         Aa        aa

Perceba que a proporção fenotípica desse cruzamento é de 3 amarelas (75%) para 1 verde (25%), que ocorre sempre em um cruzamento entre 2 heterozigotos (Aa), 3 vão possuir características dominantes e 1 vai possuir uma característica recessiva.

No terceiro cruzamento, nós sabemos que o cruzamento ocorreu entre uma ervilha heterozigota e uma verde.

  • E por que não podia ser uma homozigota dominante ?

Porque um cruzamento entre um homozigoto dominante (AA) e um homozigoto recessivo (aa), gera descendentes 100% heterozigotos (Aa), como fica demonstrado pelo seguinte cruzamento :

 

        a       a

A      Aa    Aa

A      Aa    Aa

Nesse sentido, não geraria uma prole 50% amarela e 50% verde, e sim uma prole 100% amarela, o que não condiz com a proporção esperada.

  • Confirmando pelo cruzamento :

         a          a

A       Aa       Aa

a        aa       aa

Como confirmado pelo quadro de Punnett, um cruzamento entre um indivíduo heterozigoto e outro homozigoto recessivo, gera uma prole 50% dominante heterozigota e 50% recessiva.

E pelo quarto cruzamento, não há a necessidade de realizar cruzamentos, já que como a ervilha verde possui apenas um genótipo (aa), um cruzamento entre duas ervilhas verdes se dará por : aa x aa.

Em suma, após os devidos cruzamentos realizados, a única geração parental que não pudemos determinar o genótipo foi a primeira entre o cruzamento entre duas amarelas.

Bons estudos e espero ter ajudado :)

Anexos:
Perguntas interessantes