Em ervilhas, a cor amarela é dominante em relação à verde. Do cruzamento de heterozigotos, nasceram 620 descendentes. Assinale a opção cujo número corresponde à quantidade de descendentes amarelos. Apresente os cálculos para demonstrar seu raciocínio e tire uma foto prfvr
Soluções para a tarefa
A partir da análise da questão, podemos afirmar que a quantidade de ervilhas amarelas serão de 465, ao passo que a quantidade de ervilhas verdes serão de 155.
- Mas como saber disso ?
Vamos analisar o que a questão nos disse, ela nos disse que em ervilhas, a cor amarela é dominante em relação à verde, que por tabela, é uma característica recessiva. Sendo a cor amarela dominante, ela pode ser dada por 2 genótipos, são eles :
- Homozigoto dominante (representado por VV)
- Heterozigoto (representado por Vv)
- E uma ervilha verde ?
Será dado pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por vv). Isso porque, qualquer característica recessiva, só irá se expressar se o alelo recessivo estiver na ausência do alelo dominante.
E houve um cruzamento entre duas ervilhas heterozigotas, e portanto, nos pede a quantidade de ervilhas amarelas que surgirão a partir desse cruzamento.
- Fazendo o cruzamento entre duas ervilhas heterozigotas :
V v
V VV Vv
v Vv vv
Ao analisarmos esse quadro de Punnett, nós podemos inferir que :
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos dominantes (VV) e codificam a cor amarela.
2/4 (50%) dos genótipos são heterozigotos (Vv) e codificam a característica cor amarela.
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos recessivos (vv) e codificam a característica de cor verde.
Sendo assim, nós concluímos que 75% (3/4) das ervilhas serão amarelas e 25% (1/4) das ervilhas serão verdes, então para encontrarmos a quantidade de ervilhas amarelas, basta montarmos uma regra de 3 simples, de tal maneira que :
- Meios pelos extremos :
Portanto, concluímos que 465 ervilhas de 620 serão amarelas.
Bons estudos e espero ter ajudado