Em época mais otimista que a atual, nossa espécie recebeu a designação de homo sapiens. Com o passar do tempo, acabamos por compreender que afinal de contas não somos tão racionais quanto a ingenuidade e o culto da razão do século XVIII nos fizeram supor, e passou a ser de moda designar nossa espécie como homo faber. Embora faber não seja uma definição do ser humano tão adequada como sapiens, ela é, contudo, ainda menos apropriada que esta, visto poder servir para designar grande número de animais. Mas existe uma terceira função, que é verificada tanto na vida humana como na animal, e é tão importante como o raciocínio e o fabrico de objetos: o jogo. Creio que, depois de homo faber e talvez ao mesmo nível do homo sapiens, a expressão homo ludens merece um lugar em nossa nomenclatura. HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. Com relação à citação apresentada e aàconcepção defendida por Johan Huizinga sobre o jogo, analise as afirmações a seguir: I – Huizinga destaca que o traço mais marcante da humanidade está na dimensão do pensar, enxergando como um aspecto secundário das relações humanas a dimensão lúdica, a qual se configura pelo jogo. II – São características do jogo, defendidas por Huizinga: o prazer demonstrado pelo jogador, o caráter “sério” da ação, a liberdade do jogo, a não existência de regras, o caráter fictício e a limitação do jogo no tempo e no espaço. III – A partir da definição de jogo trazida por Huizinga, pode-se pensar a importância do jogo enquanto um artefato educacional, sendo possível verificar que a crescente relevância do jogo no meio educacional se deu pela valorização das práticas corporais como elementos educacionais e pelo surgimento da noção de infância. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: III, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III.
Soluções para a tarefa
I – Huizinga destaca que o traço mais marcante da humanidade está na dimensão do pensar, enxergando como um aspecto secundário das relações humanas a dimensão lúdica, a qual se configura pelo jogo.
Correto. Para Huizinga o jogo deve ser visto como o fato mais antigo existente na cultura, porque se trata de um fator que não apresenta definições rigorosas mas sempre esteve presente na comunidade humana,quando os homens iniciaram suas atividades lúdicas.
II – São características do jogo, defendidas por Huizinga: o prazer demonstrado pelo jogador, o caráter “sério” da ação, a liberdade do jogo, a não existência de regras, o caráter fictício e a limitação do jogo no tempo e no espaço.
Incorreto. Para Huizinga, há sim a presença de regras nestes jogos, sendo estas identificada como convencionais, convencionadas e racionais, além de serem razoáveis e aceitas por todos os jogadores participantes do processo.
III – A partir da definição de jogo trazida por Huizinga, pode-se pensar a importância do jogo enquanto um artefato educacional, sendo possível verificar que a crescente relevância do jogo no meio educacional se deu pela valorização das práticas corporais como elementos educacionais e pelo surgimento da noção de infância.
Correto. O jogo conforme visão do autor acima citado pode ser essencial para o processo de aprendizado do homem, sendo de grande relevância no meio educacional para a compreensão das práticas corporais e do surgimento da noção do que é a infância.
Resposta:
I, apenas.
Explicação:
Pág. 104