Psicologia, perguntado por solpsi1958, 3 meses atrás

Em entrevista, a mãe relata à psicóloga que o filho de seis anos está ingerindo pedras e carvão, em vários momentos do dia, há mais de um mês. A psicóloga questiona sobre hábitos alimentares da família, desenvolvimento cognitivo e saúde mental da criança, não havendo comorbidade para outros transtornos. De acordo com o DSM-V, a hipótese diagnóstica mais provável é:

Transtorno mental não especificado.
Comportamento atípico e compulsivo.
Problema de origem orgânica gástrica.
Transtorno alimentar – PICA.

Soluções para a tarefa

Respondido por tatianesennadasilva
2

Resposta:

transtorno alimentar – PICA.

Explicação:

A pica, também conhecida como alotriofagia ou alotriogeusia, é uma afecção rara entre seres humanos, de apetite por coisas ou substâncias não alimentares (isto é, solo/terra, moedas, carvão, giz, tecido, etc.) ou uma vontade anormal de ingerir produtos considerados ingredientes de alimentos, como diversos tipos de farinha, de tuberosas cruas (como batatas), amidos (por exemplo de milho ou de mandioca), etc.

Critérios Diagnósticos

A. Ingestão persistente de substâncias não nutritivas, não alimentares, durante um período mínimo de um mês.

B. A ingestão de substâncias não nutritivas, não alimentares, é inapropriada ao estágio de desenvolvimento do indivíduo.

C. O comportamento alimentar não faz parte de uma prática culturalmente aceita.

D. Se o comportamento alimentar ocorrer no contexto de outro transtorno mental (p. ex., deficiência intelectual [transtorno do desenvolvimento intelectual], transtorno do espectro autista, esquizofrenia) ou condição médica (incluindo gestação), é suficientemente grave a ponto de necessitar de atenção clínica adicional.

Fonte: DSM V

Perguntas interessantes