• Em duplas, refletir, debater e responder aos seguintes questionamentos a seguir
a)Qual a diferença de residuos e rejeitos?
b)0 que é recomendável fazer para minimizar a produção de material residual nos experimentos?
c)Como tratar e como descartar os resíduos/ rejeitos dos experimentos?
d)Reflita e escreva sobre a segurança em laboratórios e sobre as implicações ambientais e educacionais da destinação adequada dos rejeitos e residuos dos experimentos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A diferença entre ambos é: Resíduo é um material que não possui mais utilidade e foi descartado, mas em outros âmbitos poderá ser reutilizado como matéria de reciclagem. Já os rejeitos são descartes que não poderão mais ser utilizados.
Explicação:
- Por não haver mais utilidade, os rejeitos devem ter seu descarte pensado a fim de não trazer danos para a natureza quando desprezados.
- Os resíduos devem ser corretamente direcionados para os locais de reciclagem, sendo esta a melhor forma de proteger o meio ambiente.
b) O que é recomendável fazer para minimizar a produção de material residual nos experimentos?
- Reutilizar materiais não descartáveis como as vidrarias
- Reutilização de insumos
- Quantificar adequadamente o que será utilizado no experimento, evitando o desperdício
- Conciliar práticas semelhantes na realização de experimentos, gerando menos gastos gerais
c)Como tratar e como descartar os resíduos/ rejeitos dos experimentos?
O descarte de resíduos e rejeitos é feito conforme sua origem, devendo haver um recipiente individualizado para cada tipo de produto, como por exemplo caixas de material perfuro cortante, sacos para lixo comum e descarte adequado de material biológico e/ou contaminante.
d)Reflita e escreva sobre a segurança em laboratórios e sobre as implicações ambientais e educacionais da destinação adequada dos rejeitos e resíduos dos experimentos.
- O uso de laboratórios deve sempre ser monitorado por profissionais responsáveis e que portem o conhecimento necessário para a execução das tarefas naquele ambiente.
- A criação e seguimento de POPs (Procedimento Operacional Padrão) facilita todos os processos, devendo existir essencialmente para orientar o descarte correto dos rejeitos e resíduos
- Um mal descarte pode trazer prejuízos para a natureza e para a população, além de consequências diversas para os responsáveis pela atividade indevida e pelo laboratório.
Compreenda do que se tratam os POPs: https://brainly.com.br/tarefa/15812647