Em diálogo com um ex-dirigente de entidade industrial, ouvi dele três afirmações, todas preocupantes por não serem verdadeiras e demonstrarem desconhecimento do funcionamento da economia. Ele me disse: que a indústria está cada vez menos importante, pois vem perdendo participação no total do PIB; que estamos vivendo uma era pós-industrial e os governos diminuirão a atenção à indústria; e que o país vai progredir na economia de serviços, e é por aí que o padrão de vida vai aumentar. [...] Pedi a meu interlocutor a lista dos produtos consumidos em seu café da manhã e, com ela na mão, afirmei-lhe: “Note que você não comeu nenhum serviço, mas somente produtos da indústria”. Esse é o primeiro ponto: a população não vive sem consumir produtos industriais; se o país não os produzir, terá de importá-los. Meu amigo comentou: “É isso mesmo! A economia de serviços crescerá e os produtos industriais serão importados”. Ora, então em algum lugar do mundo eles terão de ser produzidos. Ademais, para fazer importações, um país precisa da moeda estrangeira – que, no longo prazo, somente pode ser obtida por receitas de exportações. Em sua quase totalidade, os serviços não são exportáveis; logo, o país precisa vender ao exterior produtos primários e produtos industriais. A prestação de serviços, em geral, depende de que o produtor e o consumidor estejam no mesmo lugar. Assim é com o atendimento médico, o corte de cabelo, a consulta do psicólogo, o conserto do automóvel, o serviço do faxineiro, a sessão de cinema, a educação de seu filho e por aí vai. Um país pode – e deve – expandir esses setores. Porém, não pode exportar tais serviços para obter os dólares necessários à importação das coisas que comemos no café da manhã. [...] Descuidar da expansão e da modernização do setor industrial por acreditar que a agricultura e os serviços bastam para desenvolver o país é um erro que pode custar caro à população. MARTINS, José Pio. A importância da indústria. Gazeta do Povo, jul. 2013.Considerando as informações presentes no texto, marque a alternativa correta.
(A) Segundo o autor do texto, a prestação de serviços é mais importante do que o setor industrial.
(B) O autor compartilha da opinião do amigo, quando este diz que o padrão de vida brasileiro vai aumentar quando o país progredir na economia de serviços.
(C) O texto destaca a importância da indústria quando afirma que a população não vive sem o consumo de produtos industriais.
(D) Assim como os produtos industrializados, os serviços podem ser exportados, em sua quase totalidade.
(E) A indústria já atingiu seu ponto máximo de crescimento, por isso a agricultura e os serviços bastam para gerar desenvolvimento no país.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
alternativa B é a resposta correta
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Informática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás