História, perguntado por dlla, 8 meses atrás

Em determinados períodos da História, há mudanças significativas que acontecem em curto espaço de tempo. Foi assim no início do século XIX, mais precisamente entre 1808 e 1824, na América de colonização espanhola.
(PRADO, Maria Ligia; PELLEGRINO, Gabriela. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2014. p. 25.)

As autoras, neste trecho em particular, estão se referindo a que conjuntura, especificamente?

a. Às diferentes revoltas de escravos nos vice-reinos espanhóis, as quais foram responsáveis pela abolição do regime de trabalho compulsório na América Espanhola ao longo da primeira metade do século XIX.
b. Às lutas de indígenas e mestiços pela expulsão da Igreja Católica dos domínios espanhóis, haja vista sua sistemática tentativa de tornar cativa esta população desde o século XV até aquele momento.
c. Ao movimento político iniciado pelas elites nativas no início do século XIX, tendo em vista a substituição do domínio espanhol sobre os territórios americanos por uma monarquia constitucional soberana e independente do jugo europeu.
d. À constituição, no início do século XIX, de diferentes vice-reinos no território sob dominação espanhola, tendo em vista o maior controle e melhor administração das colônias espanholas na América.
e. Ao contexto das lutas pela independência política das diferentes porções do continente americano e à decorrente formação de Estados nacionais republicanos naquele vasto território.

Soluções para a tarefa

Respondido por CamilleSanches
47

Resposta:

Letra e)

Explicação:

Respondido por nataliafransantos
7

O trecho do texto descreve as mudanças significativas que aconteceram na América Espanhola entre os anos de 1808 e 1824 e refere-se: “Ao contexto das lutas pela independência política das diferentes porções do continente americano e à decorrente formação de Estados nacionais republicanos naquele vasto território. ” (alternativa e).

A crise do sistema colonial na América Espanhola está relacionada a diversos fatores como as ideias iluministas, a independência dos Estados Unidos e do Haiti e da insatisfação da elite criolla em não ter acesso à participação política na região.

Um processo marcado pela fragmentação de territórios

Os processos de independência da região em sua maioria, foi conduzido pela elite burguesa, formada pelos criollos (descendentes de espanhóis nascidos na América). Houve também a participação de lideranças populares como Tupac Amaru II, Padre Morellos e Padre Hidalgo.  

Embora houvesse um projeto de formar uma grande confederação para a união das colônias que haviam se tornado independentes da Espanha, o interesse de poderosos líderes políticos locais resultou na fragmentação da região em vários territórios.  

Bons estudos!

Aprenda mais sobre as questões políticas na América de colonização espanhola no século XIX em: https://brainly.com.br/tarefa/30692230

Anexos:
Perguntas interessantes