Biologia, perguntado por danielyceleste1781, 1 ano atrás

Em determinados momentos do dia, a taxa de consumo de oxigênio pelas plantas excede a de sua produção. Apesar disso, esse consumo é extremamente pequeno, se comparado ao do ser humano. Mesmo assim, algumas pessoas acreditam que não se pode dormir com plantas no quarto porque isso causa sufocamento e dores de cabeça. Esse pensamento apresenta algum fundamento? Explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por biaams2013
145
Na fotossíntese, as plantas sintetizam o próprio alimento a partir de substâncias inorgânicas, CO2 e água, na presença de luz, convertendo-os em glicose, liberando também água e O2 no processo.

 As plantas realizam também a respiração celular, que é o processo inverso da fotossíntese, em que consomem O2 e glicose e liberam gás carbônico e água.

Sob baixa luminosidade, a fotossíntese diminui de intensidade, assim a planta absorve mais O2 do que libera, emitindo também CO2 para o ambiente. 

Ao aumentar um pouco a luminosidade, existe um ponto, chamado de ponto de compensação fótico, tal que consumo de O2 e absorção de CO2 se igualam, a planta consome o próprio CO2 liberado na respiração celular e consome o próprio O2 liberado na fotossíntese. 

A afirmação não é correta, pois a planta consome O2 ao longo de todo o dia, mas diferente de quando há baixa iluminação, ocorre uma compensação, em que a planta consome CO2 e libera O2. Além do que a liberação de CO2 de uma planta é muito baixa se comparada a de um ser humano, e não é suficiente para intoxicá-lo.
Perguntas interessantes