Em determinados contextos, certos verbos são utilizados de modo impessoal. Com isso, tem-se, em alguns casos, a inexistência do sujeito na oração. Amparado em seus estudos sobre esse fenômeno, analise as duas frases a seguir e marque a única opção correta, quanto à análise sintática.
a. Durante as aulas do professor João, choveram dúvidas acerca do conteúdo novo.
b. Durante toda a tarde, choveu muito em João Pessoa, na Paraíba.
Alternativas
Alternativa 1: Nas duas frases, há orações sem sujeito ou sujeitos inexistentes, devido ao uso do verbo impessoal "chover".
Alternativa 2: Nas duas frases, há sujeitos simples, sendo o da primeira oração "professor João" e o da segunda "João Pessoa".
Alternativa 3: Na primeira frase, o sujeito "dúvidas" se classifica como simples, enquanto, na segunda, há um sujeito indeterminado.
Alternativa 4: Na primeira frase, o sujeito "dúvidas" se classifica como simples, enquanto, na segunda, há uma oração sem sujeito, devido ao verbo impessoal. Alternativa 5: Na primeira frase, há uma oração sem sujeito, devido ao verbo impessoal, enquanto, na segunda, o sujeito "João Pessoa" se classifica como simples.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Alternativa 4.
Na primeira frase, o sujeito "dúvidas" se classifica como simples, enquanto, na segunda, há uma oração sem sujeito, devido ao verbo impessoal.
Explicação:
Na primeira frase, o verbo "choveram" não expressa fenômeno da natureza, pois tem sentido chegar em abundância, ou seja, chegaram muitas dúvidas acerca do conteúdo novo.
Portanto, temos um sujeito simples, que é o termo "dúvidas" (dúvidas choveram).
Já na segunda frase, o verbo "choveu" expressa fenômeno da natureza, pois indica precipitação da chuva. Portanto, é um verbo impessoal, não tendo sujeito.
Letters2018:
Estava em dúvida, sua resposta foi esclarecedora.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás