Química, perguntado por Sophiamusse12, 10 meses atrás

Em determinado município do interior brasileiro, o rio que o atravessa é utilizado como local de lazer por duas comunidades próximas, a A e a B. Antes de chegar à cidade, o rio passa por áreas agrícolas, onde vive a comunidade A, em cujas lavouras são usados pesticidas (substâncias que matam pragas agrícolas). Quando o rio atravessa a cidade, onde vive a comunidade B, recebe parte do esgoto das residências, já que nem toda a rede de esgoto está instalada. As pessoas que nadam nesse rio estão sujeitas a eventuais problemas decorrentes da poluição de sua água? Justifique. (Observação: considere que as pessoas de ambas as comunidades usam o rio para nadar.)

Soluções para a tarefa

Respondido por sarahbarbosagr
27

Resposta:

sim com certeza

Explicação:

no no texto é citado a seguinte frase "a

já que nem toda a rede de esgoto está instalada" então a água não foi filtrada até chegar no Rio logo os pesticidas irão contaminar a mesma

Respondido por diogenes10neto
6

As pessoas que nadam nesse rio estão sujeitas a eventuais problemas decorrentes da poluição de sua água por pesticidas e esgoto, pois pesticidas e esgoto não tratado alteram a composição química e biológica da água e, consequentemente ocasionando impactos ambientes e problemas à saúde humana.

Contaminantes dos rios

Os pesticidas são substâncias utilizadas nas áreas agrícolas para combater pragas e doenças. Rios, lençóis freáticos e lagos são frequentemente contaminados por esses produtos, tendo como consequência alterações no ecossistema e prejudicando à saúde humana. Caso a água contaminada seja utilizada para consumo humano, a situação é potencializada.

Os despejos de esgoto nos rios sem o devido tratamento, também causam inúmeros impactos ambientais e problemas à saúde humana. Os rejeitos sólidos provenientes do esgoto são constituídos de matéria orgânica em decomposição (fezes, atividades humanas em pias, chuveiro, tanques) ocasionando alteração no ecossistema e na qualidade da água.

A alta quantidade de poluentes e agentes biológicos (bactérias, vírus, parasitas) pode ter como consequência a propagação de várias doenças, dentre elas: febre tifoide, infecções bacterianas, cólera, hepatite A, leptospirose, etc.

Portanto, a água do rio que atravessa tais pontos com todos esses contaminantes pode acarretar eventuais problemas à população.

Entenda mais sobre rio, pesticidas e esgoto em: https://brainly.com.br/tarefa/50826853?referrer=searchResults

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes