Em determinadas situações, como o nervosismo ou alimentação inadequada, o ácido clorídrico (HCl) é produzido em grandes quantidades, causando acidez estomacal. Essa acidez pode ser regulada com o uso de antiácido composto de hidróxido de magnésio [Mg(OH)2] e hidróxido de alumínio [Al(OH)3], duas bases que reduzem a acidez gástrica em níveis normais. As reações que ocorrem estão representadas como
Soluções para a tarefa
HCl + Mg(OH)₂ ⇒ MgCl₂ + H₂O
HCl + Al(OH)₃ ⇒ AlCl₃ + H₂O
Primeiro, descobre-se que essa é uma reação de dupla troca, perceba que o Cl troca de lugar com o grupo hidroxila (OH), assim como o Hidrogênio troca de lugar com o Mg na primeira equação e com Al na segunda equação.
Agora vamos ao balanceamento. Em reações ácido base o ideal é igualar o número de H⁺ do ácido com o OH⁻ da base, depois disso, continua o balanceamento pelo método de tentativa e erro. Na primeira equação a base Mg(OH)₂ tem 2 grupo OH⁻. Assim, é preciso de 2 HCl para reagir totalmente com a base, a equação fica:
2 HCl + Mg(OH)₂ ⇒ MgCl₂ + H₂O
Agora é por tentativa e erro. Veja que tem 2 Cl no reagente e tem 2 Cl no produto, já está balanceado. Tem 1 Mg no reagente e tem 1 Mg no produto, portanto, também está balanceado. Agora a água não está balanceada, veja que tem 4 Hidrogênios no reagente e 2 O, enquanto no produto tem-se apenas 2 H e 1 O, por isso é preciso multiplicar a água por 2:
2 HCl + Mg(OH)₂ ⇒ MgCl₂ + 2H₂O (equação balanceada)
Soma dos índices estequiométricos é: 2 + 1 + 1 + 2 = 6.
Para o Al(OH)₃ faz-se o mesmo procedimento e obter-se-á a seguinte equação balanceada:
3 HCl + Al(OH)₃ ⇒ AlCl₃ + 3 H₂O
A soma será: 3 + 1 + 1 + 3 = 8
Por isso, a resposta correta é a letra C