Biologia, perguntado por lauannybonilha, 1 ano atrás

Em determinadas condições, alguns cristais conseguem crescer. Quando são submetidos a impactos, os cristais podem se quebrar em pedaços menores e muito semelhantes entre si quanto ao formato. Se as condições iniciais forem mantidas, esses pequenos cristais voltam a crescer. Essas características são suficientes para podermos considerar esses cristais como seres vivos? por quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por GabyGEO
11
O que caracteriza um ser vivo não é bem o fato de ele crescer, mas sim o tipo de crescimento por meio do qual ele aumenta de tamanho. O ser vivo transforma o alimento e o utiliza para suas funções vitais, inclusive para o crescimento. Lembremos que um fator importante para o crescimento dos multicelulares é a capacidade de multiplicação de suas células. 

Os minerais também crescem, mas não possuem metabolismo. Ocorre apenas ''deposição de material'', que é agregado ao material já existente, geralmente constituído pela mesma substância química. 

Um exemplo é o geodo; os geodos são formações que se desenvolvem como ''bolsas'' dentro da rocha. Os minerais que crescem voltados para o espaço interno dessas bolsas podem formar cristais com formas geométricas bem definidas, pois crescem livres, sem a pressão dos demais. Os minerais que se espremem uns contra os outros, formando as paredes do geodo não chegam a desenvolver faces de cristais: permanecem informes.
Perguntas interessantes