. Em deslocamento com neblina ou chuva forte, é obrigatório ligar pelo menos as luzes de posição do veículo. b. Mesmo conduzindo dentro do limite da via, em regra, preciso reduzir a velocidade assim que começa a chover. c. Quanto mais gastos estiverem os pneus, maior é a probabilidade de ocorrer aquaplanagem. d. A neblina pode esconder surpresas que estão mais adiante, como veículos parados em fila (inclusive com o pisca-alerta ligado) ou até acidentes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa D
A neblina pode esconder surpresas que estão mais adiante, como veículos parados em fila (inclusive com o pisca-alerta ligado) ou até acidentes.
Explicação:
Conforme relação de equipamentos prevista no artigo 1º da Resolução do Conselho Nacional de Trânsito n. 14/98. Além disso, por ser integrante do sistema de iluminação e sinalização dos veículos, suas especificações constam da Resolução n. 227/07
1ª) Sob chuva forte, neblina ou cerração, como utilização mínima dos faróis – o inciso IV estabelece que devem estar acesas, pelo menos, as luzes de posição, diante do que é possível admitir, em substituição, o uso do farol baixo, não sendo recomendável, entretanto, o farol alto, pois a luminosidade excessiva pode refletir na água da chuva ou na água em suspensão (no caso de neblina ou cerração), dificultando a visibilidade – o descumprimento a esta norma geral de circulação e conduta configura infração do artigo 250, inciso II.
Resposta:
Resposta incorreta A
Explicação:
Anteriormente, se previa a utilização, no mínimo, das luzes de posição, sob chuva forte, neblina ou cerração (artigo 40, inciso IV, com infração prevista no artigo 250, inciso II); entretanto, a Lei n. 14.071/20 alterou esta regra, estabelecendo a exigência, nestes casos, da utilização do farol baixo.