Em contraposição a aristocracia europeia
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sugestão de Atividades - Célula IV - Relatório de Observação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar como as células estão organizadas.
Diferenciar uma célula procariótica de uma eucariótica.
Identificar as organelas citoplasmáticas presentes nos diversos tipos de células e a função que cada uma desempenha dentro da célula.
Duração das atividades: 1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções básicas de citologia (Ensino Fundamental II).
Estratégias e recursos da aula.
Introdução
Apesar do interesse do ser humano em estudar os seres vivos, ainda há muito a ser desvendado sobre a constituição e funcionamento da unidade básica de um ser vivo. Apesar das pesquisas envolvendo a microscopia já acontecerem há muito tempo, somente com a invenção do microscópio óptico de Robert Hooke foi possível realizar alguns estudos relacionados a célula.
Em 1665, Hooke publicou suas primeiras observações em um trabalho chamado "Micrographia", iniciando então, uma nova fase no desenvolvimento científico. Com o aprofundamento nos estudos celulares, muitas pesquisas surgiram na área da citologia e esta ciência é, nos dias atuais, considerada uma das maiores promessas para a cura de doenças e no melhor entendimento a respeito da constituição dos seres vivos.
No currículo escolar, o estudo da célula e seus componentes acontecem geralmente no início do ensino fundamental II (6º ano) e, a partir daí, a cada ano os alunos têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, visto que este assunto permeia todo o estudo de Ciências no Ensino Fundamental II e de Biologia no Ensino Médio. De acordo com Palmero e Moreira (2001, p. 26), "a célula para o processo de ensino em Biologia. é um conceito chave na organização do conhecimento biológico.
No entanto, para os alunos é uma entidade complexa e abstrata que se constrói em suas mentes". Neste sentido, faz-se necessário uma maior dedicação dos professores na teorização e prática deste conteúdo, visto que, saber sobre as células é aprender um pouco de nós e de todos os outros seres vivos que fazem parte do planeta. Visando um melhor entendimento do assunto "Célula", estruturamos um projeto que poderá ser trabalhado ao longo de algumas aulas.
É importante que essas aulas sejam as primeiras do ano letivo do 1º ano do Ensino Médio, pois o conteúdo envolvendo a célula representa a possibilidade de uma construção conceitual chave para o conhecimento biológico. Desta forma, este projeto que poderá chamar "Célula - pequena no tamanho, mas grande na importância",será de grande valia para estabelecer um aprendizado menos abstrato e mais concreto.
Relatório de observação
Depois que os alunos tiverem terminado a atividade 3 é importante que façam um relatório de observação, pois assim eles poderão sistematizar as informações adquiridas ao longo das explorações que fizeram até aqui. Oriente-os a utilizarem as anotações das tabelas construídas ao longo do seu trabalho para reportar resultados parciais que obtiveram com a realização das pesquisas. Utilizaremos a tabela abaixo como exemplo; se o aluno desenvolver outra forma de sistematizar o conteúdo estudado, será muito bom, pois assim, demonstra atitude e compreensão a respeito daquilo que foi proposto a ele.
Na tabela abaixo foram agrupadas todas as organelas que os alunos descreveram ao longo das observações e pesquisas que realizaram. Trata-se de uma compilação envolvendo as três tabelas acima construídas, porém, nesta tabela os alunos poderão assinalar com um X as organelas que pertencem a determinadas células .
Tabela para sistematização do aprendizado
Organelas