Direito, perguntado por leocecotte, 11 meses atrás

Em continuidade ao exposto na questão anterior, é possível considerar que a definição de ciência advém de vários paradigmas, entre os quais podemos destacar algumas relevantes concepções.

Qual das alternativas a seguir corresponde a uma delas?​​​​​​​

a)
A definição de ciência decorre de uma ideia central e particular, baseada no contexto e nas condições em que a ciência ocorre e se desenvolve.

b)
A definição de ciência decorre de uma ideia central e particular, baseada na parte conceitual e metodológica da ciência.

c)
A ciência destina-se ao estudo de problemas inesperados, para os quais são buscadas soluções diversas, até mesmo aquelas mais inverossímeis.

d)
A ciência consiste no produto de estudos e conclusões derivadas de considerações de causas e efeitos inerentes a uma situação-problema.

e)
A ciência busca respostas para questionamentos intermitentes e acríticos sobre uma determinada situação.

Soluções para a tarefa

Respondido por VSRGAMEPLAY20
1

Resposta:Thomas Kuhn foi um daqueles pesquisadores da Filosofia da Ciência que defenderam o contexto de descoberta, o qual privilegia os aspectos psicológicos, sociológicos e históricos como relevantes para a fundamentação e a evolução da ciência.

Para Kuhn, a ciência é um tipo de atividade altamente determinada que consiste em resolver problemas (como um quebra-cabeça) dentro de uma unidade metodológica chamada paradigma. Este, apesar de sua suficiente abertura, delimita os problemas a serem resolvidos em determinado campo científico. É ele que estabelece o padrão de racionalidade aceito em uma comunidade científica sendo, portanto, o princípio fundante de uma ciência para a qual são treinados os cientistas.

O paradigma caracteriza a Ciência Normal. Esta se estabelece após um tipo de atividade desorganizada que tenta fundamentar ou explicar os fenômenos ainda em um estágio que Kuhn chama de mítico ou irracional: é a pré-ciência. A Ciência Normal também ocorre quando da ruptura e substituição de paradigmas (o que não significa voltar ao estágio da pré-ciência). É que dentro de um modelo ocorrem anomalias ou contraexemplos que podem colocar em dúvida a validade de tal paradigma. Se este realmente se torna insuficiente para submeter as anomalias à teoria – já que vista de outro ângulo elas podem se tornar um problema – ocorre o que Kuhn denomina de Ciência Extraordinária ou Revolucionária, que nada mais é do que a adoção de um outro paradigma, isto é, de visão de mundo.

Isto ocorre porque dentro de um paradigma há expectativas prévias que os cientistas devem corroborar. Por isso, os cientistas não buscam descobrir (como entendiam os pensadores do contexto de justificação) nada, mas simplesmente adequar teorias a fatos. Quando ocorre algo diferente deste processo, isso se deve a fatores subjetivos, como a incapacidade técnica do profissional, ou à inviabilidade técnica dos instrumentos, ou ainda à necessidade de real substituição do paradigma vigente. Para isso, os cientistas usam hipóteses ad hoc para tentar manter o paradigma (contrário ao que pensava Popper). Aqui, Kuhn evidencia o caráter de descontinuidade do conhecimento científico que progride, então, por rupturas e não pelo acúmulo do saber, como pensava a ciência tradicional.

Por João Francisco P. Cabral

Colaborador Brasil Escola

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Explicação:

Respondido por eduvieme
7

Resposta:

d)

A ciência consiste no produto de estudos e conclusões derivadas de considerações de causas e efeitos inerentes a uma situação-problema.

Explicação:

A definição de ciência advém de vários paradigmas, como aquele baseado em duas ideias centrais e antagônicas: uma baseada no contexto e nas condições em que a ciência ocorre e se desenvolve, e outra baseada na parte conceitual e metodológica da ciência. Além disso, é possível considerar a ciência como sendo o estudo de problemas formulados adequadamente em relação a um objeto, para o qual são buscadas soluções plausíveis por meio da utilização de métodos científicos. Ou ainda que a ciência consiste no produto de estudos e conclusões derivadas de considerações de causas e efeitos inerentes a uma situação-problema. Todas essas concepções norteiam o trabalho do pesquisador na busca por respostas para questionamentos contínuos e críticos sobre a realidade

Perguntas interessantes