Em condições de viveiro, mudas de eucalipto com 50 a60 dias de idade podem apresentar desfolha intensa emanchas foliares angulares com aspecto de anasarca.Esse tipo de sintoma é típico do ataque da bacterioseXanthomonas axonopodis.Visando ao controle da doença em viveiro, avalie asafirmações que se seguem.I. O patógeno necessita de água para infectaro hospedeiro. Dessa maneira, uma forma decontrole da bacteriose é o manejo de irrigação,como por exemplo, uso de subirrigação que reduza quantidade de doença.II. Uso de água de irrigação, bandejas e tubetes,comprovadamente livres do patógeno, tambémconstituem estratégias eficientes de controle debacterioses em viveiros.III. A utilização de dosagens mais elevadas depotássio pode reduzir a infecção.IV. A utilização de produtos químicos comoantibióticos, constitui, atualmente, a principalestratégia para controle da doença nos viveirosclonais de eucalipto.V. No caso da Xanthomonas axonopodis, a resistênciagenética não pode ser usada, pois todas asespécies de eucalipto são suscetíveis ao patógeno.É correto apenas o que se afirma emA I, II e III.B I, II e IV.C I, III e V.D II, IV e V.E III, IV e V
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Alternativa A.
Estão corretas as afirmações I, II e III.
A alternativa IV está incorreta, pois, em relação às principais estratégias para controle da doença nos viveiros clonais de eucalipto, podemos afirmar que o uso de materiais genéticos resistentes à doença é o que melhor se enquadra.
A alternativa V está incorreta, pois a resistência genética, método que utiliza materiais genéticos que não são penetrados pela doença é uma técnica comumente utilizada para combate da bacteriose por Xanthomonas Axonopodis.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Perguntas interessantes