História, perguntado por bogaiotto0631, 1 ano atrás

Em coluna que assinava aos domingos no jornal Folha de S. Paulo em 2002, Gilberto Dimenstein analisou a campanha eleitoral daquele ano. O trecho abaixo é o segundo parágrafo desse artigo, intitulado “Ninguém vai poder reclamar de que não sabia”. Leia-o com atenção para responder as duas questões desta VAP. “Quase todos os grandes jornais escalaram alguns de seus mais experientes profissionais e colocaram-nos num palco com os candidatos. Exigiram-se detalhes sobre o modo como imaginam melhorar a vida dos brasileiros; as sabatinas eram acompanhadas pelos leitores e, no dia seguinte, as respostas eram comentadas por especialistas.” Folha de S.Paulo, 29/2/02, p.C8. Acesso em 2 mar. 2002. 1- Reescreva o trecho “Exigiram-se detalhes sobre o modo como imaginam melhorar a vida dos brasileiros...”, substituindo os termos sublinhados por um sinônimo e, se for o caso, fazendo as transformações necessárias para que se preservem o sentido e a correção da frase. 2- Relacionando-se esse parágrafo com o título do artigo, é possível perceber uma opinião de Gilberto Dimenstein. Sobre o que é essa opinião e qual é ela?

Soluções para a tarefa

Respondido por waltercaminha
3
Olá, tudo bem? Vou te ajudar nessa questão:

A questão 1 indica termos sublinhados, mas como não foram explicitados, não conseguirei te ajudar agora. Se você puder comentar quais são os termos sublinhados, fico feliz em complementar a resposta.

A questão 2 é sobre a opinião de Dimenstein implícita no título e no texto. Podemos concluir que Dimenstein busca mostrar que os eleitores tinham acesso a muitas informações dos candidatos antes de votarem. Através das entrevistas, os eleitores puderam conhecer melhor as propostas de cada um dos candidatos a fim de avaliá-las e compará-las. Logo, ao eleger um determinado candidato que, por ventura, não tivesse boas propostas, os eleitores não poderiam reclamar.
Perguntas interessantes