Em coelhos, o alelo dominante B causa pelagem preta e o alelo recessivo b causa pelagem marrom; para
um gene que se distribui independentemente, o alelo dominante R causa pelagem longa e o alelo recessivo r
causa pelagem curta. Um coelho homozigoto com pelagem longa preta é cruzado com uma fêmea com
pelagem curta marrom, e a prole foi entrecruzada. Na F2, qual a proporção de coelhos com pelagem longa
preta que será homozigota para ambos os genes? Demonstre.
Soluções para a tarefa
Essa é uma questão que se trata da Segunda Lei de Mendel, também chamada de lei de segregação independente, que nós tratamos quando existem duas ou mais características na questão.
- Vamos analisar a questão :
Ela nos diz em coelhos o alelo dominante B, condiciona a pelagem preta, e o alelo recessivo b, condiciona a pelagem marrom. E que o alelo dominante R codifica a pelagem longa, e o alelo recessivo r condiciona a pelagem curta. Só com essas informações, nós obtemos valiosas informações como o padrão de dominância.
- Qual o primeiro passo para resolvermos a questão ?
Vamos ter que analisar cada característica separadamente, vamos começar com a cor do pelo, condicionado pelo gene B. A questão nos disse que o alelo dominante condiciona a pelagem preta e o alelo recessivo codifica a cor marrom. É de conhecimento geral, que uma característica recessiva só irá se expressar se o alelo recessivo, estiver na ausência do alelo dominante. Em outras palavras, a pelagem preta pode ser dado por 2 genótipos, são eles :
- Homozigoto dominante (BB)
- Heterozigoto (Bb)
- E um coelho de cor marrom ?
Seria dado pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por bb).
A mesma análise faremos com o gene R que codifica a pelagem longa ou curta, se o alelo dominante R codifica o pelo longo, significa que essa característica pode ser dada por 2 genótipos, são eles :
- Homozigoto dominante (RR)
- Heterozigoto (Rr)
- E um coelho de pelagem curta ?
Possuiria como genótipo o homozigoto recessivo (rr)
Ótimo, analisamos cada genótipo e fenótipo das duas características na questão. Feito isso, podemos passar para o próximo passo
- Que seria ?
Anotarmos os genótipos dos envolvidos na questão, quando ela nos diz que um coelho homozigoto com pelagem longa e preta é cruzado com uma fêmea com pelagem curta e marrom, a questão mesmo já nos disse os genótipos, são eles :
Fêmea com pelagem curta e marrom : rrbb
Macho homozigoto com pelo longo e preto : RRBB
- Pronto, anotamos os genótipos, o que devemos fazer agora ?
Vamos fazer o cruzamento entre esses 2 coelhos, quando nós fizermos o cruzamento, encontraremos que para o gene R, apenas um gameta irá surgir : o Rr, e para o gene B a mesma coisa, apenas o gameta Bb será formado, isso porque :
- Cruzando gene R com gene R :
r r
R Rr Rr
R Rr Rr
Apenas o gameta Rr vai ser formado
- Fazendo o mesmo com o gene B :
b b
B Bb Bb
B Bb Bb
Como esses 2 gametas serão formados, a prole desse casal na F1 será dupla heterozigota, pois cruzando esses gametas e fazendo o quadro de Punnett :
Rr Rr
Bb BbRr BbRr
Bb BbRr BbRr
Só que a questão não acaba aí. Ela nos disse que essa geração F1 foi entrecruzado, ou seja, o cruzamento ficaria BbRr, a primeira coisa a fazer nessa questão, é retirarmos os gametas, com esse genótipo, os gametas resultantes seriam :
- BR
- Br
- bR
- br
- Vamos jogar esses gametas no quadro de Punnett :
BR Br bR br
BR BBRR BBRr BbRR BbRr
Br BBRr BBrr BbRr Bbrr
bR BbRR BbRr bbRR bbRr
br BbRr Bbrr bbRr bbrr
Então feito esse quadro, vamos responder o que a questão nos pede. Ela pede a proporção de coelhos com pelagem longa e preta que será homozigota para ambos os genes. Em outras palavras, ela quer saber quantos genótipos são duplo homozigoto dominante, ou seja : BBRR
E como representado no quadro, apenas 1 genótipo de 16 possui esse genótipo, portanto, a proporção de coelhos com pelagem longa e preta que será homozigota para ambos os genes será de 1/16 ou 6,25%.
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/37221511
Bons estudos e espero ter ajudado