Em cobaias, o cruzamento de fêmeas e machos com mesmo fenótipo, pelo de cor parda e curto, produziram os seguintes descendentes:
-15 de pelo curto e amarelo
-14 de pelo curto e branco
-29 de pelo curto e pardo
-5 de pelo curto e amarelo
-9 de pelo longo e pardo
-4 de pelo longo e branco
responda:
a)O que podemos concluir sobre as relações de dominancia existentes entre os alelos que determinam os caracteres cor e tamanho de pelagem? Justifique sua resposta
b)Qual deve ser o genótipo correspondente ao fenótipo menos frequente na geração F1? Justifique sua resposta
Soluções para a tarefa
a) Os alelos que determinam o tamanho de pelagem apresentam dominância completa e os alelos para cor apresentam dominância incompleta.
Na dominância completa a presença de apenas um alelo dominante é capaz de expressar determinada característica, ou seja, se ele expressará determinado genótipo tanto se for homozigoto dominante quanto se for heterozigoto.
Na dominância incompleta os genótipos dominantes somente serão expressos na presença de dois alelos dominantes, ou seja, apenas se o indivíduo for homozigoto dominante. Em indivíduos heterozigotos o genótipo se expressa de maneira intermediária entre o dominante e o recessivo.
b) O genótipo menos frequente é a presença de pelos longos e brancos, representado pelo fenótipo aabb, ou seja, completamente recessivo.