Sociologia, perguntado por Jacksonferrer, 8 meses atrás

“Em Ciência e política: duas vocações, Max Weber (1968) definiu o advento da modernidade como um processo crescente de racionalização intelectualista, que estava ligado intimamente ao desenvolvimento científico. Habermas (1992) comenta Weber no seu texto Modernidade: um projeto inacabado:

Max Weber caracterizou a modernidade cultural, mostrando que a razão substancial expressa em imagens de mundo religiosas e metafísicas se divide em três momentos, os quais apenas formalmente ainda podem ser mantidos juntos. Uma vez que as imagens de mundo se desagregam e os problemas legados se cindem entre os pontos de vista específicos da verdade, da justeza normativa, da autenticidade ou do belo, podendo ser tratados, respectivamente como questão de conhecimento, como questão de justiça e como questão de gosto, ocorre nos tempos modernos uma diferenciação de esferas de valor: ciência, moral e arte. (Habermas, 1992, p.109‑10)”



LUVIZOTTO, CK. As tradições gaúchas e sua racionalização na modernidade tardia [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 140 p. ISBN 978-85-7983-088-4.

Disponível em SciELO Books. Acesso em 11 ago 2020.

Na perspectiva das reflexões sobre a Modernidade, tais como as apresentadas na citação acima, podemos afirmar que:


Escolha uma opção:

(A) O mundo moderno é definido pela formação de uma estrutura baseada na conduta cooperativa-colaborativa, sendo um fenômeno típico do campo social, que tem o meio político transformado na principal força reflexiva no campo proletário, comandado pelo desenvolvimento das forças socialistas.

(B) O mundo moderno é definido pela formação de uma estrutura baseada na conduta de vida rural-agrária, sendo um fenômeno típico do campo, que tem o meio ambiente e a natureza transformados na principal força produtiva no campo do agir, comandado pelo desenvolvimento das forças produtivas.

(C) O mundo moderno é definido pela formação de uma estrutura baseada na conduta de vida místico-religiosa, sendo um fenômeno típico do Oriente, que tem a fé e a religião transformadas na principal força produtiva no campo do agir, comandado pelo desenvolvimento das forças produtivas.

(D) O mundo moderno é definido pela formação de uma estrutura baseada na conduta de vida metódico-racional, sendo um fenômeno típico do Ocidente, que tem a ciência e a técnica transformadas na principal força produtiva no campo do agir, comandado pelo desenvolvimento das forças produtivas.

(E) O mundo moderno é definido pela formação de uma estrutura baseada na conduta de vida contemplativa-filosófica, sendo um fenômeno típico do campo teórico, que tem o meio acadêmico transformado na principal força reflexiva no campo conceitual, comandado pelo desenvolvimento das forças intelectuais.

Soluções para a tarefa

Respondido por marcosgalligani87
0

Resposta:

D

Explicação:

Perguntas interessantes