Em certa planta, a cor das flores é condicionada por dois pares de alelos com segregação independente. A determina cor vermelha e seu alelo recessivo a determina cor amarela. C inibe a manifestação da cor, determinando flores brancas, e é dominante sobre seu alelo c, que permite a manifestação da cor. Espera-se que a proporção fenotípica da descendência do cruzamento entre plantas Aa Cc seja
Soluções para a tarefa
Resposta:
12 brancas,3 vermelhas e 1 amarela
Explicação:
nao sei explicar muito mas foi só fazer a interpretação de texto e analisar as informações fazendo a análise e encaixando contextos
A proporção fenotípica das plantas será de 12 brancas, 3 vermelhas e 1 amarela.
Para respondermos essa questão, temos que entender o conceito de interação gênica epistática. A interação gênica é o conceito que define a interação de dois ou mais genes e o resultado dessa interação, gerando um fenótipo. Quando essa interação é do tipo epistática, a presença de um alelo dominante inibe o aparecimento fenotípico do alelo recessivo.
Assim, no exercício acima, temos que A (cor vermelha) e C (inibir a cor) são os genes dominantes, e, caso eles apareçam em um elemento da tabela, determinarão o fenótipo da planta. Temos quatro tipos de elementos formados com os genótipos A, a, C e c: AC, Ac, aC, ac. Fazendo seus cruzamentos, obtemos a tabela representada abaixo (as cores de fundo representam a cor da flor).
Os elementos que possuem ao menos um alelo C não possuirão cor (alelo da inibição da cor), e os que possuirem os alelos cc terão a cor vermelha caso haja algum A no cruzamento, ou amarela, caso haja aa no cruzamento.
Portanto, há 12 plantas brancas, 3 plantas vermelhas e 1 planta amarela.
Para aprender mais sobre interação gênica, acesse https://brainly.com.br/tarefa/29281852