em caso de suspeita de dengue não ingerir
Soluções para a tarefa
Resposta: Recomenda-se baixar a febre com o paracetamol ou dipirona. Outro grupo de medicamentos contraindicados na suspeita de dengue são os antiinflamatórios não hormonais como, por exemplo, ibuprofeno, nimesulida ou diclofenaco. Por isso, fique atento à bula e evite consumir quaisquer medicamentos sem orientação médica.
Resposta:
Salicilatos e salicilamida
O primeiro grupo de medicamentos contraindicados em casos de suspeita de dengue são os salicilatos. Fazem parte dessa classe fórmulas como o ácido acetilsalicílico e o ácido salicílico, responsáveis diretos pela redução da viscosidade sanguínea. Esses fármacos são muito utilizados para diminuir a capacidade de coagulação do sangue, especialmente em casos de problemas cardíacos. São extremamente perigosos em casos de dengue hemorrágica.
Com tantos nomes comerciais, até os profissionais de saúde podem se questionar se um medicamento tem ou não tais princípios ativos. Na dúvida, basta consultar a Anvisa para saber quais são os nomes comerciais dos medicamentos, mas alguns dos mais famosos incluem: AAS, aspirina, Engov, Coristina D, entre outros.
A dica que podemos oferecer é: sempre preste uma atenção extra à composição dos medicamentos que você pretende utilizar. Uma pesquisa rápida na internet pode fazer toda a diferença quando lidamos com esse tipo de questão, especialmente quando não conseguimos nos lembrar de tantos nomes de medicamentos diferentes.
Outros anti-inflamatórios não-hormonais (Aines)
Além desses, outros anti-inflamatórios também podem ser responsáveis por resultados adversos quando administrados em pacientes com dengue. Por conta disso, todo o cuidado é pouco.
Alguns nomes também devem ser evitados quando você pensar que pode estar com o vírus da dengue circulando em seu organismo: naproxeno, cetoprofeno, diclofenaco, piroxicam e ibuprofeno. Fique sempre atento e evite esses fármacos.
Paracetamol (em alguns casos)
Segundo a Anvisa, “o paracetamol é contraindicado para portadores de doenças hepáticas, imunossupressoras e AIDS. O vírus da dengue, especialmente a forma hemorrágica da doença, provoca necrose hepática podendo evoluir para falência do órgão.”
Por conta disso, é sempre necessário cautela na hora de se automedicar. Outro ponto fundamental é conhecer bem a própria saúde, a fim de saber se você se enquadra ou não nos fatores mencionados anteriormente.
Por isso, sempre busque o auxílio médico para realizar check-ups regulares e conferir se você sofre de algum problema crônico que possa, quem sabe, inviabilizar o uso de certas medicações em vários momentos de sua vida.
Corticoides
Vários estudos com corticoides não foram eficazes ou foram inconclusivos contra a dengue. Portanto, a recomendação atual é não tomar medicamentos à base de corticoides em suspeitas de dengue.