Física, perguntado por joaovictorfelix1912, 6 meses atrás

Em casa, pesquisem sobre o que é uma estrela, como ela se forma, o que há em uma estrela, como se descobri seus elementos químicos. Qual a importância das estrelas pra o planetas. Qual a importância do sol para a Terra.

Soluções para a tarefa

Respondido por ketllynribeiro24
0

Resposta:

O que é estrela? Como ela se forma? O que há em uma estrela? Como se descobri seus elementos químicos?

Estrela é uma grande e luminosa esfera de plasma, mantida íntegra pela gravidade e pressão de radiação, que ao fim de sua vida pode conter uma proporção de matéria degenerada. Observações sugerem que a formação desses astros começou em torno de 180 milhões a 250 milhões de anos após o Big Bang.

Formação estelar é o processo de formação de uma estrela. Normalmente este processo é complexo e muito violento, além de ocorrer de diferentes formas em diferentes regiões do espaço.

Tipicamente, a maioria das estrelas se formam a partir de grandes nuvens moleculares. Quando em algum local da nuvem há uma certa densidade de moléculas massivas, prevista pela Instabilidade de Jeans, essas tendem a entrar em colapso e a densidade central tende então a aumentar rapidamente, enquanto a densidade nas partes externas permanece praticamente constante. No momento em que a densidade central se tornar opaca a temperatura vai começar a subir e consequentemente aumentar a pressão, terminando enfim o colapso e alcançando um equilíbrio hidrostático; está formado então o núcleo estelar. Quando a estrela está nesse estágio de sua evolução ela é chamada de protoestrela.

Apenas na nossa galáxia, a Via Láctea, há centenas de bilhões de estrelas e se, no Universo, existem bilhões de galáxias, já tentou imaginar a quantidade de estrelas que existem por ai? Como é realmente o espaço? O geneticista britânico John Burdon Sanderson Haldane (J. B. S. Haldane) tentou imaginar e chegou à seguinte conclusão: “O Universo não é apenas mais estranho do que imaginamos, ele é mais estranho do que nós podemos imaginar”.

Estranho ou não, o Universo funciona e muito bem. Tão bem que desenvolveu as condições ideais para abrigar a vida. Mas a vida no Universo só é possível graças às estrelas. Elas não só fazem parte da nossa cultura e nos fornecem energia, como também fazem parte do nosso corpo. É sim, nós somos feitos de estrela, você sabia disso?

Lembram-se da fusão nuclear, apresentada no post anterior? A forte gravidade e a temperatura de uma estrela agitam os átomos dos elementos químicos tão violentamente, que os funde, criando novos elementos, os quais nós consumimos e somos feitos. Quando a estrela morre, ela libera para o espaço todos os elementos que produziu e utilizou ao longo de sua vida. Muitas vezes, elas o fazem por meio de uma explosão gigantesca, conhecida como supernova.

Ao liberar matéria e energia para o Universo, as supernovas dão origem a novos sistemas solares, mas, ao mesmo tempo, possuem um grande poder de destruição. Durante sua explosão, uma supernova pode liberar mais energia do que nosso Sol vai liberar em toda sua existência. Isso causaria a destruição instantânea de tudo que estiver próximo o bastante para ser atingido por ela.

Se você pensou que o Sol explodirá em uma gigantesca supernova e destruirá a Terra no futuro, estava enganado. Nossa estrela morrerá sim, porém de uma forma bem diferente. Quando boa parte do Hidrogênio que a compõe for convertida em Hélio, ele começará a aumentar de tamanho de forma tão grandiosa, que poderá até engolir a Terra.

Os cientistas ainda discutem a possibilidade de a terra ser engolida neste processo, mas de qualquer forma a superfície do Sol estará tão próxima, que nos afetará diretamente. Neste processo, o Sol se tornará uma ‘gigante vermelha’ e, quando finalmente seu combustível acabar, ele se dissipará, resumindo-se a uma pequena bola, porém extremamente densa, chamada ‘anã branca’, carregada de Carbono.

Assim como tudo que conhecemos, as estrelas vivem por um determinado tempo. No entanto, diferentes de nós, elas podem viver bilhões de anos. O nosso Sol, por exemplo, terá um ciclo de vida de aproximadamente 10 bilhões de anos e será, até o fim de sua vida, a grande fonte de energia para os planetas de seu sistema.

O Sol é a fonte da vida na Terra. Os três principais motivos que justificam a importância do Sol são os seguintes: Fornece calor para a terra. O Sol aquece a Terra, tornando-a a temperatura certa para os seres vivos viverem. Fornece luz. A luz ajuda a fornecer energia à Terra, através da energia eletromagnética.

Explicação:

╰(*°▽°*)╯

Perguntas interessantes