Em casa, Fábio assiste uma reportagem que conta a trajetória de Carla, que após sofrer um acidente, perdeu a visão totalmente com 20 anos. No seu relato, Carla apresenta suas dificuldades no processo de reaprender: a caminhar com mais segurança pela cidade ou mesmo em casa; a ler e escrever, via o sistema Braile; a organizar e identificar seus objetos pessoais entre tantas outras coisas... Carla também enfatizou as dificuldades que ainda enfrenta e a necessidade de as pessoas, ditas normais, se colocarem, na medida do possível, no lugar daqueles que têm algum tipo de necessidade especial. Uns dias depois, numa conversa com amigos, Fábio disse que apreendeu muito sobre necessidades especiais com a reportagem que assistiu. Tendo em mente o relato acima, assinale a alternativa correta quanto às maneiras de apropriação do conhecimento: Nem um nem outro se apropriou de forma indireta do conhecimento em questão, pois para ambos o conhecimento se deu por experiência sensorial apenas. No caso de Fábio há uma apropriação indireta do conhecimento, pois ele vivenciou concretamente os processos relatados ao passar por experiências similares e exercícios de acessibilidade. Ambos, por passarem por uma vivência prática, promovida por instituições de reabilitação para pessoas com necessidades especiais, tiveram uma apropriação direta do conhecimento em questão. No caso de Carla há uma predominância de uma apropriação indireta do conhecimento, pois ela o vivenciou por vias abstratas, usando tanto a imaginação como a intuição. No caso de Fábio há uma apropriação indireta do conhecimento, pois ele o adquire via o relato de Carla a partir da reportagem que ele assistiu.
Soluções para a tarefa
Aqui, vemos que a partir do relato de Carla, a teoria organizacional realiza um estudo das relações em diferentes níveis, começando pelo macro, ou seja, as organizações, o ambiente que deverá se manter organizado e todos os fatores externos a ele.
Por isso, uma ação que fortaleça a atuação dos indivíduos em sociedade, presente no texto, está na busca pela acessibilidade que deve estar presente em todos os setores da instituição.
Por fim, se faz importante articular a igualdade e exercício dos direitos fundamentais dos indivíduos com deficiência, cabendo a instituição escolar e o Governo promoverem medidas úteis para um melhor aproveitamento do ensino.
Resposta:
No caso de Fábio há uma apropriação indireta do conhecimento, pois ele vivenciou concretamente os processos relatados ao passar por experiências similares e exercícios de acessibilidade.
Explicação:
Fábio se apropriou indiretamente do conhecimento, pois obteve a partir do relato de Carla.