História, perguntado por izabeldomingos66, 10 meses atrás

Em CANGACEIROS E FANÁTICOS, Rui Facó registra:

"... os senhores das classes dominantes e seus porta-vozes recusavam-se a acreditar na realidade: milhares de párias do campo armados em defesa da própria sobrevivência, em luta, ainda que espontânea, não consciente, contra a monstruosa e secular opressão latifundiária e semifeudal, violando abertamente o mais sagrado de todos os privilégios estabelecidos desde o começo da colonização européia do Brasil - o monopólio da terra nas mãos de uma minoria a explorar a imensa maioria."


O texto acima, referente ao período da República Velha do Brasil, trata:


a) da organização dos quilombos, onde se abrigavam os escravos fugitivos.

b) dos entraves que os inglesas impuseram às manufaturas portuguesas face às restrições ao tráfico negreiro.

c) das revoltas violentas de trabalhadores rurais contra o poder oligárquico.

d) das revoltas das camadas populares oprimidas, influenciadas por filosofias externas.

e) da existência de grandes contingentes de trabalhadores rurais destituídos de propriedade, no período anterior à Proclamação da República.

Soluções para a tarefa

Respondido por ketlynlins44
173

Resposta: C) das revoltas violentas de trabalhadores rurais contra o poder oligárquico.

Respondido por EduardoPLopes
6

É correta a alternativa C, o que foi representado sobretudo em movimentos políticos contestatórios e insurrecionais como os de Canudos e do Contestado, movimentos que foram violentamente reprimidos pela República.

Estes movimentos se organizaram a partir da lógica do messianismo, tendo como líderes as figuras de Antônio Conselheiro e do Monge José Maria. Eram, sobretudo, formas de tentar organizar economicamente e socialmente a vida em regiões pobres do interior do Brasil sem ser por meio do modelo do latifúndio. Por conta do forte teor religioso não-convencional destas revoltas, os revoltosos eram popularmente conhecidos como "fanáticos".

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/4566178

Anexos:
Perguntas interessantes