Biologia, perguntado por SheilaMeusako12, 5 meses atrás

Em camundongos o alelo dominante C determina a cor cinza e cc a cor preta. Em outro cromossomo um par de genes afeta o deposito de pigmentos nos pelos, o alelo B permite a pigmentação normal dos pelos bb bloqueia tornando os camundongos albinos. Do cruzamento de um camundongo cinza diíbrido e um preto com mãe albina, qual a probabilidade de nascer camundongos albinos?
A ) 2/4
B ) 4/4
C ) 1/8
D ) 1/16
E ) 1/4

Soluções para a tarefa

Respondido por Luizfelipeandra
0

A chance de um camundongo cinza díbrido ou um preto cruzar com uma fêmea albina e gerar um filhote também albino é igual a  \frac{2}{4} ou \frac{1}{2}. Portanto, a resposta correta é a letra A.

Primeiramente, vamos definir qual é o genótipo de cada indivíduo. O macho cinza diíbrido possui pelo menos um gene dominante C para a condição da cor (Cc/CC), e por isso apresenta coloração cinza. Como sua coloração acontece normalmente, podemos concluir que seu genótipo de pigmentação é normal (Bb).

Já o macho preto, temos um genótipo homozigoto recessivo que define a cor preta (cc) e um genótipo normal para pigmentação (Bb), já que sua coloração acontece normalmente.

Por fim, a fêmea é albina, por isso o genótipo para cor não irá importar saber, apenas o genótipo para pigmentação, que é homozigoto recessivo (bb).

Veja que, embora tenhamos dois machos, o genótipo para pigmentação é o mesmo (Bb), e por isso podemos considerar um único cruzamento:

    B      b

b  Bb    bb

b   Bb    bb

Dentre 4 possível genótipos, observe que apenas 2 deles determinam a falta de pigmentação. Isso significa dizer que a chance para um filhote nascer albino é de \frac{2}{4} ou \frac{1}{2}.

Perguntas interessantes