Biologia, perguntado por NicolasSarkozy7385, 1 ano atrás

Em cães labradores, dois genes, cada um com dois alelos (B/b e E/e), condicionam as três pelagens típicas da raça: preta, marrom e dourada (albina). A pelagem dourada é condicionada pela presença do alelo recessivo e em homozigose no genótipo. Os cães portadores de pelo menos um alelo dominante E serão pretos, se tiverem pelo menos um alelo dominante B; ou marrons, se forem homozigóticos bb. O cruzamento de um macho dourado com uma fêmea marrom produziu descendentes pretos,marrons e dourados. O genótipo do macho é:

Soluções para a tarefa

Respondido por jsoar
4
RESPOSTA: eeBb

1) Quando a questão diz: "A pelagem dourada é condicionada pela presença do alelo recessivo e em homozigose no genótipo" quer dizer que cães dourados terão genótipo eeBb , eeBB ou eebb.
2) Quando a questão diz: " Os cães portadores de pelo menos um alelo dominante E serão pretos, se tiverem pelo menos um alelo dominante B" quer dizer que os cães pretos terão genótipo EEBB, EeBB, EEBb ou EeBb.
3) Quando a questão diz: "ou marrons, se forem homozigóticos bb" quer dizer que os cães marrons terão genótipo: EEbb ou Eebb.
 
 Se a questão diz que o macho é dourado ele só pode ser eeBB, eeBb ou eebb.

Se a fêmea é marrom ela só pode ser EEbb ou Eebb.

Como a fêmea só tem gene "b" recessivo, ela precisa que o macho tenha um alelo B dominante para poder ter filhotes pretos. Então a gente descarta a possibilidade de o macho ser eebb.

Então ficamos com as opções eeBB ou eeBb.

Como a questão disse que para ser marrom tem que ser homozigótico b, e eles tiveram filhotes marrons, quer dizer que um gene b veio do pai. Ou seja, o genótipo do pai só pode ser eeBb.
Perguntas interessantes