Em cães e cavalos a cor cinza (grisalho) é condicionada pelo gene G. O animal nasce com pigmentação normal, dada por um outro gene localizado em outro loco (W e w), mas fica grisalho por volta de 1 ano de idade quando também herda o alelo G (exemplos são Kerry Blue Terriers e a capa prateada do Poodle preto; cavalo Tordilho). Animais de genótipo gg apresentam coloração normal. Este é um exemplo de epistasia dominante ou recessiva? Quais os fenótipos e as proporções da prole de um cruzamento entre um poodle de capa prateada heterozigoto para cor da capa com uma cadela grisalha heterozigota para ambos os alelos?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A epistasia é caracterizada pela ação de alelos de outros genes que afetam alelos de genes diferentes, mesmo estando em outro cromossomo.
A epistasia ocorre através da inibição de um alelo através da expressão de outro e pode se classificar em epistasia dominante e recessiva.
A epistasia dominante ocorre quando um apenas um alelo do par basta para inibir outro gene, ou fazer uma inibição hipostática. A epistasia recessiva acontece quando se faz necessário a atuação de um par de alelos para que essa inibição ocorra.
No caso apresentado temos uma epistasia dominante.
A proporção fenotípica dos filhotes será de um cachorro totalmente grisalho, dois deles terão a capa grisalha e um terá a coloração normal.
Perguntas interessantes