Biologia, perguntado por GabyCampos7830, 1 ano atrás

Em cada um dos tubos de ensaio ao lado foi colocado um tipo de bactéria (A, B e C), que se desenvolveu de maneira diferente no meio de cultura. A quantidade de gás oxigênio em cada tubo é igual, mas sua concentração ao longo de cada tubo é variada, como mostra a barra azul. a) Em relação à tolerância ao gás oxigênio, como podem ser classificadas as bacté­ rias presentes nos tubos A, B e C? Justifique sua resposta. b) Se um quarto tubo com as mesmas condi­ ções fosse adicionado, e nele fossem colocadas bactérias microaerófilas, em que local do tubo elas se desenvolveríam? Por quê? c) Por que a concentração de gás oxigênio varia nos tubos?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por camilafortes13
315
a) TUBO A - Bactérias anaeróbias, pois crescem na presença de baixas concentrações de oxigênio, estes são denominado anaeróbios facultativos. Há também os que morrem na presença do oxigênio, mesmo em baixas concentrações, estes são denominados de anaeróbios estritos. 

TUBO B - Aeróbios facultativos, pois podem crescer tanto na presença como na ausência de oxigênio, fazem um processo chamado de anaerobiose. 

TUBO C - Aeróbios, pois necessitam de oxigênio para crescer. 

b) Se concentrariam mais no meio, isso porque as microaerófilas são organismos aeróbios, mas só se desenvolvem em baixíssimas concentrações de oxigênio entre 1% e 15%. 

c) Essa variação de concentração de O₂ depende da forma que é feio o meio de cultura, normalmente se dá por difusão e após agitar a mistura o O₂ tende a se concentrar mais em umas partes que outras
Respondido por JoseEduardoMoura1
3

Resposta:

Anaeróbios, facultativos, aeróbios

Perguntas interessantes