Em cada perspectiva sociológica há uma concepção de indivíduo. Explique e diferencie a concepção de indivíduo na sociologia de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber.
Soluções para a tarefa
Durkhein defende que os indivíduos são moldados pelas leis sociais, mas para Weber são as estruturas das sociedades que são moldadas pelas motivações dos indivíduos.
Karl Marx afirma que o indivíduo é possuidor de potencialidades e é capaz de produzir as condições da sua vida material. Para Marx, o indivíduo é um ser orgânico, mas que não possui apenas as necessidades naturais, possuindo necessidades materiais.
Marx, Weber e Durkheim
Durkheim priorizou a sociedade em suas análises e a considerava externa aos indivíduos e fator determinante das ações destes. Weber priorizava o papel dos atores sociais e suas ações. Para Weber, a sociedade é um resultado de interações sociais.
Karl Marx analisa o sujeito em seu processo de autodeterminação, não apenas seu caráter objetivo. Não seria a racionalidade ou ser um animal político que diferenciaria os homens dos outros animais, mas a sua capacidade de produzir suas condições de existência (material e ideal). Esse é o fator que confere aos homens a sua singularidade.
Leia mais sobre Marx: https://brainly.com.br/tarefa/6385757
#SPJ1