Em busca de uma nova realidade e com o passaporte em mãos. É isso que boa parte da juventude brasileira idealiza em 2018. De acordo com pesquisa feita pelo Datafolha divulgada no dia 17 de junho, o Brasil vive um verdadeiro êxodo de talentos.
O movimento de jovens que pretendem deixar o país e tentar a vida fora das fronteiras vem aumentando há anos, mas agora atinge um nível alarmante. Entre os entrevistados com idades entre 16 e 24 anos, 62% afirma que trocaria a nação se tivesse condições. Quando consideram-se apenas pessoas com mais de 16 anos, a porcentagem é de 43%, o que significaria cerca de 70 milhões de brasileiros prontos para deixar tudo para trás.
A falta de esperança no cenário político, a crise econômica que, desde 2014, não mostra sinais de melhora e o baixo incentivo em educação e pesquisa são algumas das razões que têm levado o jovem brasileiro a desistir do próprio país. E a vontade não fica apenas no campo das intenções: em 2017, foram entregues 21,7 mil declarações de saída definitiva do Brasil à Receita Federal (em 2011, o número foi de 8,1 mil pessoas).
Em primeiro lugar na lista de locais preferidos, estão os Estados Unidos. Daniel Rosenthal, diretor da InvestUSA360 (plataforma que oferece ajuda a quem quer morar ou investir nos Estados Unidos), afirma que as famílias de jovens com filhos são os que mais procuram a empresa por querer estabilidade, tranquilidade e esperança em um futuro mais promissor. “Nossos clientes não suportam mais a crise política e suas anuências, como corrupção, carga tributária e insegurança jurídica. Esses pontos têm gerado uma instabilidade econômica que, por sua vez, causa falta de perspectivas de dias melhores a curto prazo. O brasileiro está cansado e jogando a toalha”, afirma. Rosenthal explica ainda que a maioria das pessoas quer ir embora em definitivo, mas ainda planeja muito mal a mudança. E sua empresa encaminha as demandas para parceiros especializados.
Fuga de cérebros
A pesquisa do Datafolha afirma que 56% das pessoas com ensino superior e 48% das que têm nível médio também optariam por morar fora do país. E, segundo Rosenthal, alguns de seus clientes são executivos, pesquisadores e profissionais qualificados. “Há falta de investimento na área de pesquisa e desenvolvimento e, consequentemente, os profissionais não conseguem realizar projetos, se frustram e acabam desistindo ou do Brasil ou da carreira”, alerta.
Para ele, uma das preocupações mais latentes é a de que até jovens que ainda não têm curso superior estão sem esperança e querendo ir embora (o que ajuda a justificar a alta porcentagem da pesquisa entre 16 e 24 anos). “Teremos uma perda irreparável de fuga de cérebros que são importantes para o desenvolvimento e a reestruturação de um novo Brasil”, diz.
Interpretação e compreensão de texto
1. Qual é o assunto central do texto? A vontade de boa parte da juventude brasileira tem de sair do país, em busca de melhores condições de vida.
2. Identifique
a) A manchete da reportagem.
b) A linha fina da reportagem.
c) Releia a fala de um dos entrevistados:
“Nossos clientes não suportam mais a crise política e suas anuências, como corrupção, carga tributária e insegurança jurídica. Esses pontos têm gerado uma instabilidade econômica
que, por sua vez, causa falta de perspectivas de dias melhores a curto prazo.”
3. Em sua opinão, houve alguma mudança no cenário politico, econômico e social brasileiro de 2018, ano em que a reportagem foi escrita, até hoje? Explique.
4. No trecho “ esses pontos tem gerado uma instabilidade econômica” qual o verbo da oração? 5. O verbo é significativo ou de ligação?
6. Qual o tipo de predicado dessa oração?
PRODUÇÃO DE TEXTO
Roteiro de produção de texto
1º Escolha entre os seguintes temas abaixo:
• Adolescência conectividade e hiperconectividade.
• A adolescência e a preocupação com o futuro profissional.
• Taxação do livro (consequências sociais).
• O jovem e o isolamento social durante a pandemia.
• A tecnologia (aulas on-line)
2º Faça uma pesquisa sobre o assunto selecionado, procure entrevistar algumas pessoas que poderão falar sobre o tema.
3ºColoque as falas dos entrevistados entre aspas” indicando seus nomes antes ou depois das falas.
4ºFaça uma manchete (título) bem atrativo e não se esqueça da linha fina, ou seja, o subtítulo que complementa a manchete.
5º Não se esqueça que a reportagem é mais detalhada que uma notícia, portanto se aprofundem no assunto.
6ºUsem uma linguagem formal e coerente. Expressões como (entretanto, porém e mas para pôr em contraste uma afirmação anterior.
7º Use como exemplo o texto acima e o texto da atividade anterior.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1) a vontade dos jovens em abandonar o país.
2.A)O ano de 2018 foi marcado por uma recuperação lenta da economia brasileira, pelo desemprego ainda elevado e pelo crescimento da informalidade.
2.B)Eu acho que a perspectiva dos jovens de hoje, em dia aumentou porque hoje em dia todos os jovens tem uma perspectiva de vida, e antigamente muitos jovens não tinham perspectiva de quese nada mas hoje, é dia com a tecnologia nós temos uma mera perspectiva de como será o nosso futuro a nossa vida e tudo mais.
Explicação:
temos perspectiva de onde vêm os nossos celulares, Notebooks, utensílios de coisinha, temos um serta noção de como são feitas as nossa coisas do nosso dia a dia num escritório a messa, no seu quarto o seu colchão hoje é dia temos uma perspectiva disso tudo